LASC lança Programa de Cooperação entre equipes para desenvolvimento de um foguete experimental.

A ideia é que as equipes possam cooperar no desenvolvimento de um foguete para apogeu de 5 km previsto para ser lançado durante a Latin American Space Challenge em agosto de 2021.

A LASC (Latin American Space Challenge) é a maior competição de engenharia de foguetes experimentais da América Latina. Uma série de 3 dias de eventos ocorrem anualmente em Tatuí, interior de SP, e contam com a participação de universidades e equipes de toda América Latina competindo em projeto e lançamentos de foguetes experimentais.

O objetivo principal do evento é motivar pessoas de todos os países da América Latina a desenvolver e lançar um foguete, proporcionando uma oportunidade ímpar para que as equipes possam pôr em prática o que aprendem na teoria e vejam seus projetos decolando, o que é sem dúvidas (experiência própria) um grande incentivo para que os membros continuem buscando seus sonhos.

Foguete decolando
Foguete decolando da rampa de lançamento em “Cape Canavial” durante a LASC 2019. Fonte: Flickr / Divulgação LASC. Atribuído à UAE – Universitarios Argentinos al Espacio.

A primeira edição da LASC ocorreu em agosto de 2019 e contou com mais de 350 participantes, divididos em 25 equipes de 5 países diferentes. Ao todo, 12 foguetes experimentais de alta potência foram lançados com sucesso.

Equipes da Argentina e Paraguai posam juntos para foto no Cabo Canavial. Fonte: Flickr/Divulgação LASC. Atribuído à Universitarios Argentinos al Espacio.

O ano de 2020 não foi muito generoso para as competições aeroespaciais no país, devido aos reflexos da pandemia que obrigaram o cancelamento e adiamento de eventos e as universidades a interromperem seus trabalhos. Porém, para 2021 a organização da LASC traz uma grande novidade: Um programa de cooperação entre equipes para o desenvolvimento de um foguete capaz de atingir até 5 km de apogeu  (16.000 ft) e que deve ser lançado na edição de 2021 da competição.

Objetivo do 2021 LASC Cooperation Program: A ideia é que as equipes pratiquem o trabalho em grupo e o networking, trocando experiências de projeto e contando com a mentoria de quem já é do setor.

Quem pode participar: Podem participar do Programa de Cooperação equipes brasileiras e internacionais, de universidades ou escolas de ensino médio, grupos de desenvolvimento experimental, startups e entusiastas.

Como participar: Os times interessados devem registrar sua intenção de entrar no projeto através do formulário oficial disponível clicando aqui, ou através do site oficial do programa. O prazo final para preenchimento do formulário é 14 de junho de 2020.

As equipes devem efetuar um pré-registro para participar do desenvolvimento de um ou mais sistemas que integrarão o foguete e sua operação, são eles: Propulsion, Structures and Aerodynamics, Recovery, Payload, Avionics, Ground Support, Project Management and Systems Engineering, and Safety, Assembly & Integration, Operations.

Cada equipe aceita para o Programa de Cooperação LASC 2021 será responsável pelo investimento em seus sistemas. A Organização da LASC apoiará o desenvolvimento do roteiro do projeto (roadmap), auxiliará as operações de lançamento durante o Latin Space Space Challenge de 2021 e será responsável pelo programa de mentoria. É importante dizer que a organização não será responsável pelo projeto e pela segurança dos participantes durante o desenvolvimento.

Mais informações sobre o 2021 LASC Cooperation Program podem ser obtidas através do site oficial do programa ou pelo e-mail [email protected].

 

 

Sobre o Autor
Mateus de Paula Vieira é Engenheiro Aeroespacial e Pesquisador, é Colunista no DefesaTV desde maio de 2020. Escreve principalmente sobre Tecnologia Aeroespacial e projetos acadêmicos de foguetes e aeronaves.
Laboratório de Jato Propulsão / Bravo Rocket Team – Univap. bravorocketteam.github.io/homepage


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail