Lendário VH-3 Sea King ‘Marine One’ próximo de ser retirado do serviço ativo

O atual do helicóptero está para ser substituído pelo novo helicóptero presidencial VH-92A em 2021.

blank

O lendário helicóptero de transporte presidencial dos EUA, VH-3 Sea King, mais conhecido como Marine One, está mais próximo de sua retirada do serviço ativo, conforme falou o Comando de Sistemas Aéreos Naval (Naval Air Systems Command – NAVAIR).

Em um comunicado nesta sexta-feira (08), o NAVAIR disse que o Centro Oeste de Prontidão da Frota (Fleet Readiness Center East -FRCE) concluiu recentemente os trabalhos de manutenção no último motor do helicóptero presidencial T58-GE-400B do 1° Esquadrão de Helicóptero dos Fuzileiros Navais (Marine Helicopter Squadron One – HMX-1), que fornecem transporte executivo ao Presidente, Vice-presidente, Gabinete e dignitários estrangeiros.

O atual do helicóptero, está para ser substituído pelo novo helicóptero presidencial VH-92A em 2021. O centro de manutenção, reparo e revisão localizado a bordo da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Cherry Point, Carolina do Norte, trabalha com o Programa de Helicópteros Presidenciais, também conhecido como Programa Gold Plate, há mais de cinco décadas.

Com base na experiência e reputação da FRCE para produtos de qualidade, o programa já está em andamento na FRCE para fazer a transição de seu suporte para o VH-92A.

“Estou muito orgulhoso da longa história do FRC East de apoio ao Programa de Helicópteros Presidenciais”, disse o Comandante do FRCE, Capitão Mark E. Nieto. “Nossa força de trabalho tem apoiado esta missão tão importante com muito orgulho e distinção. Estamos ansiosos para oferecer suporte à nova plataforma. ”

blankA FRCE começou a trabalhar com o helicóptero presidencial em 1967, quando a organização era conhecida como Naval Air Rework Facility (NARF). Os motores General Electric T58-GE-8C produzidos na instalação acionaram a versão VH-3A do helicóptero Sea King em apoio ao HMX-1.

O helicóptero VH-3A foi uma versão modificada do helicóptero anti-submarino Sikorsky SH-3 Sea King projetado para fornecer transporte de helicóptero de curto alcance para o presidente.

Nos anos seguintes, o programa passou por duas atualizações de motor antes de adotar o T58-GE-400B em 1985, que é a configuração ainda em uso hoje.

Muitos dos profissionais de manutenção da aviação que trabalharam com o Programa Gold Plate disseram da importância que a missão lhes deu, com um grande sentimento de orgulho e realização.

“Como mecânico, quando você constrói algo, e observa ser testado e aprovado na inspeção o que foi projetado para fazer – isso é satisfação”, disse Charles Morgan, mecânico de sistemas pneumáticos que começou com o programa em 2005. “É o orgulho de saber que você participou do helicóptero que está trasnportando o presidente.”

“Já trabalhei para cinco presidentes diferentes”, disse Dan Smith, especialista em logística que está com a FRCE desde 1983 e com o programa desde o início dos anos 1990. Smith se aposentou do FRCE em 2016, mas foi convidado a voltar em 2018. “Tive a honra de voltar para o Programa Gold Plate. Eu conheci novas pessoas, alguns deles filhos de pais com quem eu trabalhava. ”

  • Matéria original do site Defesa Blog
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV