Líderes militares sul-americanos e dos Estados Unidos reforçam parcerias durante conferência sobre defesa

Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, Almirante de Esquadra Craig Faller, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Brasil, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho

No segundo dia de atividades da Conferência Sul-Americana de Defesa (SOUTHDEC 2019) líderes militares do Brasil, dos Estados Unidos e de oito países sul-americanos debateram formas de combate a ameaças transnacionais.

Ao longo da realização do fórum, houve ainda mesas redondas que trataram de ajuda humanitária e assistência a desastres. A Conferência reuniu os Chefes de Estado-Maior de Defesa da América do Sul e o Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), Almirante de Esquadra Craig Faller, co-anfitrião do evento.

“Cooperação Regional na Área em Defesa de Resposta ao Desafios Hemisféricos” foi o tema da 6ª edição da SOUTHDEC, que teve início na quarta-feira (21) e foi voltada à abordagem de temas relacionados à defesa e à segurança da região, com a finalidade de fortalecer as parcerias bilaterais e regionais entre os países participantes.

Em discurso na tarde da quinta-feira (22), o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Brasil, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, assegurou que o encontro atingiu os objetivos, tais como o de promover a “confiança regional”. Ele ressaltou a atenção que deve ser dispensada ao tema ajuda humanitária.

“Pudemos evidenciar a extrema complexidade do assunto, nos remetendo a situações correntes que vivenciamos, como os desafios, mecanismos e capacidades a uma resposta regional à crise humanitária na Venezuela, com o compartilhamento das diversas iniciativas e dificuldades enfrentadas pelos países no trato dessa questão”, disse o Brigadeiro Botelho.

Em relação às ameaças transfronteiriças, o Chefe do EMCFA esclareceu que a Conferência proporcionou a “oportunidade de congregar as contribuições de todos, com intuito de nivelar conhecimentos e experiências”.

O Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, Almirante de Esquadra Craig Faller, destacou alguns dos itens debatidos durante os dois dias do fórum. “Falamos da colaboração, ajuda humanitária, resposta a desastres e sobre crime transnacional”, declarou o Almirante Faller.

O SOUTHDEC 2019 foi realizado por meio de coparticipação entre os Estados Unidos e o Brasil e contou com as presenças de chefes de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, participou da abertura do evento e ressaltou que a partir dos diálogos e interações desenvolvidas no fórum “será possível identificar e dimensionar ameaças, assim como a busca por soluções comuns e novas áreas de cooperação”.

A 6ª edição do SOUTHDEC foi a primeira sediada no Brasil. As anteriores ocorreram no Chile (2014), Paraguai (2015), Uruguai (2016), Peru (2017) e Argentina (2018).

  • Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, Por Lane Barreto, Fotos: Keven Cobalchini


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below