Manobra Escolar na AMAN provê instrução de ‘fast rope’, técnica que dispensa freio, mosquetões e o boldrier

blank

A fim de aperfeiçoar as técnicas de infiltração em terreno hostil, foi executada, na manhã de quarta-feira, 7 de novembro, a instrução de fast rope, ou corda rápida, para cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e alunos da Escola de Sargentos das Armas (ESA), ministrada pelos militares do Comando de Aviação do Exército.

Ao contrário de outras técnicas de descida utilizando cordas, como o Rapel, na técnica do fast rope os equipamentos como o freio em “8”, mosquetões e o boldrier são dispensados. O militar utiliza apenas luvas e a fricção do calçado contra a corda para uma descida rápida e segura. Outra particularidade quanto aos equipamentos fast rope são as cordas utilizadas para descida, que são de diâmetro maior, cerda de 40 mm, e de material especial, a fim de permitir uma descida suave.

A técnica é particularmente útil para o desembarque de elementos ou pequenas frações em locais onde a aeronave não consegue pousar ou, principalmente, quando o desembarque necessita ser feito de forma rápida, reduzindo o tempo de exposição da aeronave.

article-14article-12article-13article-15article-16

Fonte: EB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here