Marabá (PA) – Entre os dias 19 e 29 de março de 2025, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), por intermédio do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), promoveu o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) 2025. A atividade teve porquê objetivo harmonizar 82 novos militares às exigências do envolvente operacional da Amazônia, com foco no preparo físico, psicológico e técnico para a atuação na selva.
Durante o estágio, os participantes receberam instruções práticas e teóricas sobre diversos aspectos da sobrevivência e da atuação militar na selva, com destaque para a construção de abrigos repentista, técnicas para obtenção de chuva e incêndio, armadilhas para caça e pesca, além da coleta de víveres de origem bicho e vegetal.
O fecho do EAVS foi marcado por uma cerimônia de formatura presidida pelo General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, comandante da 23ª Bda Inf Sl, que esteve escoltado pelo Patrão do Estado Maior, oficiais superiores e comandantes de Organizações Militares da guarnição. O evento também contou com a presença de familiares dos estagiários, que participaram da entrega dos diplomas de epílogo e dos cobiçados distintivos de selva aos formandos.
Ou por outra, foram premiados os militares que se destacaram ao longo do estágio, com reconhecimento pela dedicação, desempenho e espírito de corpo demonstrados. A epílogo do EAVS representa não somente o término de uma tempo de intenso treinamento, mas também a integração dos novos militares ao corpo da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, necessário para a garantia da prontidão operacional das forças que atuam na região da Amazônica Oriental.