Marine Nationale neutraliza dispositivos explosivos da 2a Guerra Mundial em praia de Pas-de-Calais

blank
Imagem do momento da explosão de neutralização do dispositivo da 2a Guerra efetuado pela Marine Nationale (Marinha Francesa) Imagem de caputra de tela do vídeo divulgado pela Marine Nationale.

Nessa terça-feira, 2 de março de 2021, sob a coordenação conjunta da prefeitura da vila de Pas-de-Calais e da prefeitura marítima do Canal da Mancha e do Mar do Norte, uma operação de desminagem e neutralização de artefatos explosivos aconteceu em Wissant, liderada pelo grupo de mergulhadores de desminagem. (GPD) do Canal.

Dois blocos de defesa instalados pela Wermatch durante a 2a Guerra Mundial foram descobertos e então neutralizados pelos mergulhadores. Os blocos continham 2 minas antitanque alemãs e 1 projétil de artilharia da Marinha francesa, representando um total de 60 kg de equivalente TNT neutralizado.

A Marinha Francesa atua diariamente para proteger a costa francesa e o fundo do mar. Todas as suas contra-medidas contra minas realizam regularmente operações destinadas a detectar, neutralizar ou destruir engenhos explosivos não detonados no mar ou nas praias francesas.

blank

No Canal da Mancha e no Mar do Norte em 2020, o GPD do Canal e os caçadores de minas tripartidos destruíram 489 dispositivos explosiovos históricos, que representaram equivalente a 33.947 kg de TNT.

As praias de todo a costa oeste da França são conhecidas pelos inúmeros bunkers e linhas defensivas que fazima parte do conhecido “Atlantic Wall”, que ia das praias do Golfo de Biscaia até o norte da Noruega, formando a linah defensiva mais complexa e fortificada da história da guerra moderna.

Até os dias atuais é relativamente comum as ocorrências de descobertas de bombas e outros explosivos em toda a região. Graças a campanhas de conscientização são raros os acidentes envolvendo retidadas de bombas por curiosos ou exploradores amadores.

Abaixo, o vídeo divulgado pela Marine Nationale (Marinha Francesa):

  • Com informações da Marine Nationale (Marinha Francesa) via redação Orbis Defense Europe.