
Nessa terça-feira, 2 de março de 2021, sob a coordenação conjunta da prefeitura da vila de Pas-de-Calais e da prefeitura marítima do Canal da Mancha e do Mar do Norte, uma operação de desminagem e neutralização de artefatos explosivos aconteceu em Wissant, liderada pelo grupo de mergulhadores de desminagem. (GPD) do Canal.
Dois blocos de defesa instalados pela Wermatch durante a 2a Guerra Mundial foram descobertos e então neutralizados pelos mergulhadores. Os blocos continham 2 minas antitanque alemãs e 1 projétil de artilharia da Marinha francesa, representando um total de 60 kg de equivalente TNT neutralizado.
A Marinha Francesa atua diariamente para proteger a costa francesa e o fundo do mar. Todas as suas contra-medidas contra minas realizam regularmente operações destinadas a detectar, neutralizar ou destruir engenhos explosivos não detonados no mar ou nas praias francesas.
No Canal da Mancha e no Mar do Norte em 2020, o GPD do Canal e os caçadores de minas tripartidos destruíram 489 dispositivos explosiovos históricos, que representaram equivalente a 33.947 kg de TNT.
As praias de todo a costa oeste da França são conhecidas pelos inúmeros bunkers e linhas defensivas que fazima parte do conhecido “Atlantic Wall”, que ia das praias do Golfo de Biscaia até o norte da Noruega, formando a linah defensiva mais complexa e fortificada da história da guerra moderna.
Até os dias atuais é relativamente comum as ocorrências de descobertas de bombas e outros explosivos em toda a região. Graças a campanhas de conscientização são raros os acidentes envolvendo retidadas de bombas por curiosos ou exploradores amadores.
Abaixo, o vídeo divulgado pela Marine Nationale (Marinha Francesa):
- Com informações da Marine Nationale (Marinha Francesa) via redação Orbis Defense Europe.