Marinha abre concurso com 66 vagas para formação de Oficiais na Escola Naval

Data:

A Marinha do Brasil (MB) publicou nesta quinta-feira, 17, o edital para o concurso público de admissão à Escola Naval (EN). São 66 vagas de nível médio destinadas a jovens de ambos os sexos que desejam seguir carreira como Oficiais da Força. Para quem tem interesse em ingressar na mais antiga instituição de Ensino Superior do País, as inscrições estarão abertas de 28 de abril a 12 de maio de 2025.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00, mas os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou doadores de medula óssea podem solicitar isenção da taxa entre os dias 28 de abril e 05 de maio.

Segundo o edital, as vagas disponíveis serão distribuídas da seguinte forma:

SEXO

AMPLA CONCORRÊNCIA

Vagas para candidatos negros (*)

TOTAL DE VAGAS

MASCULINO

43

11

54

FEMININO (**)

10

2

12

(*) Vagas reservadas aos candidatos negros de acordo com a Lei nº 12.990, de 09 de junho de 2014.
(**) As Aspirantes poderão optar pelos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes da Marinha, durante o Curso de Graduação.

Para se inscrever e concorrer às vagas, é necessário atender aos requisitos específicos, como ser brasileiro nato, ter 18 anos completos e menos de 23 anos até o dia 30 de junho de 2026. Além disso, os candidatos devem ter concluído ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio. Outra condição necessária para a inscrição é não ter filhos ou dependentes e não ser casado(a) ou ter constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação, mantendo-se assim durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval.

Mais informações sobre as condições para a inscrição estão disponíveis no edital completo, publicado no site do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha.

Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ingressam na Marinha como Aspirantes. Durante o curso de formação, os alunos recebem uma remuneração bruta inicial de R$ 1.574,12. Os futuros Oficiais também recebem alimentação, uniforme, assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.

Os cursos ministrados pela EN, denominados de “Cursos de Graduação da Escola Naval”, destinam-se à formação de Oficiais para os Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes de Marinha. Realizados de modo diversificado, os cursos oferecem aos Aspirantes habilitações de interesse Militar-Naval, na área de Ciências Navais. A duração para todos os cursos é de quatro anos letivos, sob regime de internato.

Etapas do concurso

A primeira fase do concurso, prevista para o dia 24 de agosto, será composta por duas provas, de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas em dias não consecutivos. No primeiro dia, os candidatos realizarão a Prova Escrita Objetiva (PO) de Matemática e Inglês, com duração de cinco horas. Serão 40 questões: 22 de Matemática e 18 de Inglês.

No segundo dia de prova, previsto para o dia 31 de agosto, será aplicada a PO de Física e Português, além de uma Redação dissertativa-argumentativa em língua portuguesa, com duração total de cinco horas. Essa prova também contará com 40 questões: 22 de Física e 18 de Português. A redação deverá apresentar ideias claras, coerentes e objetivas sobre tema considerado relevante pela Administração Naval.

Os aprovados na fase inicial serão convocados para as etapas complementares, todas de caráter eliminatório, que envolvem a verificação de dados biográficos e de documentos, além da realização de inspeção de saúde, avaliação psicológica e do Teste de Aptidão Física. Equilibrar os estudos do conteúdo programático apresentado no edital com a preparação física pode ser decisivo para o desempenho dos candidatos.

Teste de aptidão física (TAF-i)

O TAF-i, de caráter eliminatório, avalia se o candidato atende aos padrões físicos exigidos pela Marinha. Realizado em dois dias não consecutivos, o teste tem duas etapas: natação e corrida. Para ser aprovado, é necessário nadar 50 metros em até 1 minuto e 30 segundos (homens) ou 2 minutos e 20 segundos (mulheres). Na corrida, os candidatos devem completar 2.400 metros em até 14 minutos e 30 segundos (sexo masculino) ou 16 minutos (sexo feminino).

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...

Exército Brasileiro é Destaque na Preservação Ambiental e Pesquisa Científica na Restinga da Marambaia

O Exército Brasileiro tem se destacado internacionalmente por sua...