Marinha atua no combate aos vestígios de óleo no Arquipélago de Fernando de Noronha

blank
Mutirões de limpeza já recolheram 1,4 tonelada de lixo, areia e vestígios de óleo

A Marinha está atuando nas ações de combate aos vestígios de óleo e lixo nas praias do Arquipélago de Fernando de Noronha. De 14 a 18 de agosto, foram empregados militares e meios da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) e, em coordenação com a Força Aérea Brasileira (FAB), aeronaves realizaram voos de monitoramento na área marítima.

As equipes da CPPE vêm intensificando as inspeções nas praias da região com mutirões de limpeza, que contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Projeto Tamar, além de voluntários, que se juntaram ao esforço coletivo para remover vestígios de óleo e lixo nas localidades. Os mutirões de limpeza resultaram, até o momento, no recolhimento de 1,4 tonelada de lixo, areia e vestígios de óleo.

Nos dias 15 e 16, militares da Marinha embarcaram em duas aeronaves da FAB, o P-95 Bandeirante Patrulha e o C-95 Bandeirante, e sobrevoaram a área marítima do entorno do Arquipélago, não avistando óleo ou lixo no mar.

As ações de monitoramento e limpeza prosseguem, de maneira permanente, com o propósito de contribuir para a preservação das praias e do meio ambiente marinho de Fernando de Noronha. Amostras do material recolhido estão em análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

Fonte: CCSM