Marinha do Brasil abre processo seletivo para Serviço Militar Voluntário de Oficiais – RM/3

blank

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com 1° DN) no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas específicas ao processo seletivo para convocação de profissionais de reconhecida competência técnico-profissional e/ou com notória cultura científica.

O presente Processo Seletivo se faz para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV), como Oficial de 3ª Classe da Reserva da Marinha (RM/3), de acordo com o disposto na Lei nº 6.880/1980 (Estatuto dos Militares) e nos Decretos nº 4.780/2003 (Regulamento da Reserva da Marinha) e nº 9.530/2018 (Regulamento da Reserva de 3ª Classe da Marinha).

Tal convocação, vem a fim de suplementar o efetivo de oficiais de carreira na prestação de serviços especiais na área de jurisdição do 1º DN, no Estado de Rio de Janeiro. As inscrições dos voluntários não implicam, por parte da MB, qualquer compromisso até o início do Estágio de Serviço e Adaptação (ESA). A inscrição deverá ser realizada no período de 27 de fevereiro a 11 de março de 2020.

Sobre o Processo Seletivo:

A candidatura é para ambos os sexos, com idade entre 18 e menos de 62 anos até o dia 31 de dezembro do ano da incorporação e exigências de título de mestre e/ou doutor, de acordo com a profissão. São 34 vagas distribuídas pelas áreas de Ciência e Tecnologia (22), Medicina (8), Magistério (4).

Etapas do Processo:

O processo seletivo será constituído das seguintes Etapas:

  1. Prova Objetiva (PO) – eliminatória e classificatória;
  2. Verificação de Dados Biográficos (VDB), eliminatória e Verificação; Documental (VD) – eliminatória e Prova de Títulos (PT) Classificatória;
  3. Inspeção de Saúde (IS) – eliminatória;
  4. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – eliminatória;
  5. Prova de aula (PA) – eliminatória e classificatória, (aplicável apenas para voluntários da área de conhecimento Magistério);
  6. Designação à incorporação; e
  7. Incorporação.
  • Para maiores informações e detalhes do aviso de convocação, acessar o site do 1° DN (clique aqui).