Marinha do Brasil adquire nova embarção para substituir o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”

A Marinha do Brasil (MB) por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), informa que no dia 23 de outubro foi assinado o contrato para a aquisição do navio DSV “Adams Challenge”, que irá substituir o Navio de Socorro Submarino (NSS) Felinto Perry, incorporado à Força Naval em outubro de 1988.

O novo navio se encontra em Abu Dhabi (Estados Árabes Unidos) e o trânsito para o Brasil ficará sob a responsabilidade da empresa vendedora. Durante esse período, o Grupo de Recebimento da MB (leia abaixo a portaria de criação), composto de 12 Oficiais e 23 Praças, estará embarcado para acompanhamento e familiarização da operação dos sistemas e equipamentos do Navio.

A partir da atracação no Rio de Janeiro, prevista para o mês de dezembro, serão iniciadas as atividades para a cerimônia de Incorporação à MB.

DSV ‘Adams Challenge’

O DSV ‘Adams Challenge’ é um navio multifunção de apoio offshore. Ele foi construído pelo estaleiro espanhol Balenciaga S.A. (2009). É equipado com um motor elétrico de posicionamento dinâmico, o que lhe dá capacidade de desempenhar uma gama de atividade, incluindo suporte: a Mergulho, Veículo Operado Remotamente (ROV), Pesquisa, Instalação de cabos submarinos, dentre outros.

O navio possui uma estação Moon Pool¹ e um heliporto (igual ao NSS Felinto Perry)  onde se pode operar helicópteros de médio porte. Para as operações de resgates, o navio está equipado com um sino de profundidade com capacidade para 12 homens e sistema de mergulho saturado.

Nota: (1): Moon Pool: É uma abertura na base do casco que fica na seção central do navio dando acesso à água e permitindo que mergulhadores e/ou pequenas embarcações submersíveis, possam entrar ou sair da água com facilidade e um ambiente mais protegido, mesmo que o navio esteja em alto-mar ou em área com gelo. É um facilitador para que tripulantes trabalhem com mais conforto e segurança, ao invés de ficarem expostos em um convés durante missões de resgate.

PORTARIA Nº 306_MB, de 22 DE OUTUBRO DE 2019 – PORTARIA Nº 306_MB, de 22 DE OUTUBRO DE 2019 – DOU – Imprensa Nacional

 

You may also like

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below