Marinha do Brasil anuncia novo Museu no Rio de Janeiro

blank

Google News

A Marinha do Brasil (MB) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), anunciaram nesta segunda-feira (7), um novo museu voltado exclusivamente para sua relação com o mar. O projeto da instituição será escolhido por meio de concurso.

O museu será construído no Espaço Cultural da Marinha, que está localizado na área central do Rio de Janeiro, próximo à Praça XV. A ideia da criação, de um Museu Marítimo do Brasil, é que ele estimule o conhecimento sobre a história marítima, que está ligada à formação do país.

O objetivo fundamental é buscar diferenciá-lo de outros museus marítimos ao redor do mundo. Outra finalidade conceitual diz respeito ao mar e aos rios como instâncias culturais, simbólicas e míticas, na convergência de uma sociedade marítima brasileira que carrega diversas origens.

A localização do museu, na orla central do Rio de Janeiro, enfatiza aspectos relevantes da formação da vocação marítima nacional. O espaço fará parte de um complexo de museus e centros culturais existentes na região, como o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã, o Centro Cultural do Banco do Brasil e a Casa França-Brasil.

Por meio do Concurso de Projeto, pretende-se obter uma proposta arquitetônica inovadora, que afirme a excelência da arquitetura contemporânea brasileira e agregue valor tanto à instituição quanto ao entorno urbano onde ela estará inserida. Além do museu, haverá também um auditório, um restaurante e uma cafeteria, disponíveis para visitantes e para a população em geral.

Espaço Cultural da Marinha

O Espaço Cultural da Marinha é um centro cultural situado no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Com uma área expositiva de cerca de 1,1 mil m², localiza-se na Orla Conde, entre o Largo da Candelária e a Praça XV, subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Instalado nas antigas docas da Alfândega, sobre uma área aterrada na segunda metade do século XIX, o espaço foi inaugurado em 20 de janeiro de 1996. O local abriga parte importante do acervo da Marinha do Brasil.

Do museu, saem diariamente embarcações para a Ilha Fiscal, local onde ocorreu o Baile da Ilha Fiscal, e para a entrada da Baía de Guanabara, onde os passageiros podem conhecer diversos pontos turísticos e históricos do redor.

Para mais detalhes e conhecer as exposições permanente do Espaço cultural acesse o link aqui 



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba em seu e-mail as últimas notícias do DefesaTV, é de graça!

Assista nosso último episódio: