Marinha do Brasil assina acordo com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação para criação de um Comitê Gestor

Em um evento nesta quarta-feira, 29 de agosto, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vistoriou o navio Hidroceanográfico Vital de Oliveira. Equipamento de última geração, este navio é uma das melhores plataformas de pesquisa no Oceano Atlântico, e a sua operação consolida o papel do Brasil como liderança nessa porção do oceano, com as maiores nações em pesquisa oceânica. O navio conta com equipamentos científicos de última geração como: três laboratórios, sendo 1 molhado, 1 seco e 1 ROV (Veiculo de Operação Remota) que opera até 4.000 m de profundidade, entre uma série de outros dispositivos para pesquisa.

Além de uma tripulação qualificada que pode chegar à até 90 militares, o Vital de Oliveira pode embarcar ainda 40 cientistas, onde os quais desenvolvem atividades no mar, permitindo assim a produção de pesquisas relacionadas a mudanças climáticas, meio ambiente, economia da pesca, geologia e outras áreas. O navio representa um marco na gestão de infraestruturas de pesquisa, pois promove o uso verdadeiramente compartilhado entre agentes públicos e privados, trazendo a academia mais próxima da indústria. Em 2017, a embarcação fora empregada no Projeto Pirata (com pesquisadores do Brasil, França e dos EUA) embarcando mais de 78 cientistas de 17 instituições de pesquisa. Este embarque gerou dados inéditos que serão publicados em volume especial da revista especializada “Nature”.

Neste dia de hoje, o Vital de Oliveira será objeto de um acordo de cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Ministério da Defesa (MD), Comando da Marinha, Vale do Rio Doce, Petrobras e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O acordo irá criar um Comitê Gestor, bem como um Comitê Científico e um corpo consultivo de cientistas que funcionarão como consultores ad-hoc. A cerimônia de assinatura formal do referido Acordo de Cooperação será a bordo do Navio, no Rio de Janeiro.

 

Fotos: Marcelo Barros (DefesaTV)



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here