Marinha do Brasil assume Comando da Combined Task Force 151

O Brasil é o primeiro país sul-americano a ocupar papel de destaque nessa parceria marítima multinacional

blank

Google News

A Marinha do Brasil (MB) assumiu no último dia 09 de junho, o Comando da Combined Task Force (CTF) 151, Força-Tarefa multinacional de combate à pirataria, que dá proteção ao comércio marítimo global em uma área que abrange o Mar da Arábia, Golfo de Omã, Golfo de Áden, costa da Somália e sul do Mar Vermelho.

O evento aconteceu de forma restrita, por conta da pandemia de Covid-19, na Combined Maritime Forces (CMF-Bahrain), onde o contra-almirante, André Luiz Andrade Felix, assumiu o Comando da CTF 151 do Comodoro Abdul Munib, da Marinha do Paquistão, em um mandato a ser exercido de junho a novembro deste ano.

blank
Marinha do Brasil assume o Comando da CTF 151

Essa é a primeira vez que a MB assume o Comando da CTF 151, com o Brasil sendo o primeiro país sul-americano a ocupar papel de destaque nessa parceria marítima multinacional, que promove segurança, estabilidade e prosperidade em aproximadamente 3,2 milhões de milhas quadradas de águas internacionais, as quais abrangem algumas das rotas marítimas mais importantes do mundo.

A Combined Task Force 151 (CTF 151)

É uma parceria naval entre 33 países e a Operação Atalanta, realizada pela União Europeia (UE). A CTF 151 coopera também com organizações privadas ligadas ao serviço de segurança e comércio. Outro ponto de relevância da luta contra a pirataria no Chifre da África, é a resolução 1816 da ONU, que permita a atuação internacional dentro do mar territorial da Somália.

blankA área do Chifre da África passou a ser altamente vigiada, devido as ações de pirataria ocorridas ali, após o começo das ações da CTF 151 houve queda substancial destas atividades na região.  Embora os números de ataques sejam agora quase nulos, houve o registro de um ataque de piratas da Somália no Golfo de Áden em 2021.

  • Com informações do CCSM


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: