Marinha do Brasil comemora o Dia Nacional da Amazônia Azul com iluminação do Cristo Redentor

A iluminação na cor azul marca o Dia Nacional da Amazônia Azul

blank
Imagem: Marinha do Brasil

Nesta segunda-feira, às 19h, o monumento ao Cristo Redentor será iluminado na cor azul marcando as comemorações do Dia Nacional da Amazônia Azul. Sancionada pela Lei n° 13.187, de 11 de novembro de 2015, a data foi escolhida em homenagem à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, em 16 de novembro de 1994. A data tem por objetivo conscientizar a sociedade brasileira para a importância do mar que a ela pertence e, consequentemente, incrementar a mentalidade marítima para potencializar ainda mais o desenvolvimento nacional.

“Mais uma grande iluminação pela conscientização do povo brasileiro, desta vez sobre a importância de seu território marítimo, em união com a Marinha do Brasil”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

As águas jurisdicionais brasileiras, que correspondem a 5,7 milhões de km2 e os 60.000 km de extensão de nossas hidrovias, constituem uma imensa área valiosa em recursos naturais e importante, do ponto de vista ambiental e estratégico. Esta é a razão pela qual nossas águas são chamadas de “Amazônia Azul”, que contempla e integra as vertentes econômica, científica, ambiental e de soberania relacionados ao mar.

Do mar são retirados cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzidos no País. Pelas rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. No mundo globalizado, cada vez mais dinâmico e conectado, é por meio de cabos submarinos que flui o tráfego de dados responsável por quase toda a comunicação com o mundo, incluindo a internet. As vias fluviais possuem relevância ímpar na malha de transporte e integração nacional, permitindo que os ativos econômicos possam fluir de forma capilar e eficiente. A construção naval, o turismo e o esporte náutico, o transporte marítimo e a pesca também são atividades com potencial de crescimento nos mares brasileiros.

Amazônia Azul, patrimônio brasileiro no mar.

NOSSO MAR, NOSSAS ÁGUAS. É BRASIL!

SERVIÇO: Iluminação do Cristo Redentor na cor azul pelo Dia Nacional da Amazônia Azul

Data: 16 de novembro

Horário: 19h

blank