Marinha do Brasil contribui na formação dos futuros Oficiais da Marinha da França

Data:

A Marinha do Brasil (MB) realizou, de 22 a 24 de março, no Ceará, instruções de campo para 156 Guardas-Marinha franceses e de mais 12 países, no ciclo final de formação desses futuros Oficiais. Realizada em cooperação entre a MB e a Marinha da França, essa fase contou com a presença de 316 militares, dos quais 101 eram do Brasil, 201 da França e 12 dos demais países: Alemanha, Bélgica, Benin, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Egito, Mauritânia, Qatar, Reino Unido, Senegal e Tunísia. A atividade fez parte da Operação “Jeanne D’Arc”.

Para atender a uma solicitação do país aliado, 156 Guardas-Marinha, que em breve serão nomeados Oficiais da Marinha da França, receberam treinamento de instrutores Fuzileiros Navais da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e do 3º Batalhão de Operações Litorâneas, durante esses três dias, em uma base expedicionária avançada próxima ao município cearense de Maranguape. As instruções consistiram em exercícios de tiro, atendimento pré-hospitalar tático, sobrevivência e marcha.

Conforme o Comandante do Batalhão Riachuelo, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Ricardo Bragança, esse exercício foi fundamental na criação de uma unidade entre as Forças e para demonstrar a capacidade da Marinha do Brasil. “Além de mostrar a nossa capacidade expedicionária para os franceses, nós mostramos também para 14 estrangeiros de 12 países, o que é de suma importância”, afirmou.

Os meios para compor a base expedicionária foram transportados utilizando os modais marítimo e rodoviário. Dessa forma, foi possível estabelecer e manter funcionando a estrutura de apoio dos militares envolvidos. Para finalizar o treinamento, foi realizado um Cerimonial à Bandeira combinado entre Brasil e França.

Saiba mais

A Operação “Jeanne D’Arc”, um dos maiores treinamentos militares no litoral nordestino, contou com um contingente de aproximadamente 1.200 militares, sendo 600 da MB, 600 da Marinha Nacional da França (MNF), além de militares da 9ª Brigada do Exército da França, responsável por executar operações anfíbias naquele país, e convidados de outras Nações amigas. A operação ocorreu no período de 16 a 25 de março.

As atividades foram realizadas no Ceará, nas regiões do Porto do Mucuripe, Porto de Pecém, Campo de Instrução General Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto (CIGMT) e na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). Os exercícios são executados com meios navais, terrestres, aeronavais e de fuzileiros navais de ambos os países com destaque para a presença do Navio de Assalto Anfíbio Mistral (L9013), a Fragata Surcouf (F711), o Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM) Bahia, o Navio de Patrulha Oceânica Araguari (P-122), Bateria Lançadores Múltiplos de Foguetes (LMF) ASTROS (Bia LMF) adaptada com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), embarcações de desembarque anfíbio da Marinha Nacional Francesa, Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, além de outras dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre outros equipamentos militares da MB que evidenciam a capacidade expedicionária da Força.

Fonte: Marinha do Brasil

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias