Marinha do Brasil emite alerta sobre chuvas e ventos fortes dos próximos dias

A Marinha do Brasil alerta para a previsão de formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, a partir desta quinta (23), quando poderá ser classificado como Depressão Subtropical. A possível formação será em alto-mar, entre o Norte do Rio e o Espírito Santo, com deslocamento inicialmente para o Sul. São esperados ventos com intensidade de até 87 km/h em alto-mar, entre o Norte de Arraial do Cabo e o Sul de Caravelas, na Bahia.

Caso a intensidade dos ventos observados alcance ou supere 63 km/h (34 nós), o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical “Kurumí”, expressão em tupi-guarani que significa “menino”.

Entre quinta e sábado, os ventos podem ocasionar ondas de até 4 metros em alto-mar, entre Santa Catarina e Arraial do Cabo.

A formação está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26ºC e 27ºC.

No entanto, Secretaria de Estado de Defesa Civil afirma que o alerta emitido pelo Governo Federal em relação ao Sudeste do país prevê maior precipitação para os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O ciclone subtropical se forma quando a água do mar está muito quente e a pressão atmosférica cai muito, formando um sistema de baixa pressão, com ventos a partir de 63 km/h./ Essas tempestades não costumam chegar à terra, porque se deslocam para alto-mar, na direção sul, mas causam chuvas volumosas no continente.

Fonte: BandNews