Marinha do Brasil encerra retirada de carga do Stellar Banner e inicia reflutuação

Navio Stellar Banner está encalhado há duas semanas na costa do Maranhão — Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil encerrou a fase de retirada da carga do Navio Mercante Stellar Banner com a remoção de cerca de 145 mil toneladas de minério de ferro e iniciou a etapa de reflutuação. O navio encontra-se com inclinação de 13,5 graus, 12 graus a menos após o encalhe, já expondo parte do convés que estava submerso. As atividades continuam em andamento.

O Navio Patrulha “Guanabara”, da Marinha, está na cena de ação para monitoramento. O Oil Spill Response Vessel Bear também participa da operação, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem aprovado pelo Comando do 4o Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais.

Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.

Fonte: MA10



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!