Marinha do Brasil envia Navio Apoio Oceânico “Iguatemi” para região do navio encalhado no Maranhão

blank

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi” da Marinha do Brasil (MB), chegou na última sexta-feira (28) onde o Navio Mercante “STELLAR BANNER” está encalhado e opera em coordenação com os rebocadores presentes na área desde o início do ocorrido.

Além do navio, uma aeronave UH-15, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, está no local desde a última quinta-feira (27). A MB também enviou o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” para área de ação.

Uma reunião foi realizada pela MB com representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), AR-DENT GLOBAL, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos.

O objetivo foi manter tratativas sobre as ações desenvolvidas e definir um plano para realização de mergulho na localidade, visando mensurar a extensão dos danos ocorridos na altura dos tanques de lastro, localizados na proa do navio.

De acordo com a equipe especializada contratada pela empresa responsável pelo navio, os demais tanques da embarcação estão intactos. A casa de máquinas está seca e os motores de geração de energia estão em funcionamento.

Estão sendo coletados dados para o inquérito administrativo, no intuito de apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.

blank
Foto: reprodução
  • Com informações do Jornal O Imparcial