Marinha do Brasil garante segurança no mar durante show em Copacabana (RJ)

Data:

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), intensificou a fiscalização das embarcações que permanecerão nas imediações da Praia de Copacabana (RJ) no dia 3 de maio, durante o evento “Todo Mundo no Rio”, que contará com apresentação da cantora Lady Gaga e estimativa de público de 1,6 milhão de pessoas.

A CPRJ está realizando, entre os dias 14 de abril e 2 de maio de 2025, inspeções navais prévias em embarcações de esporte e recreio, de transporte de passageiros e de turismo náutico que desejam permanecer na área marítima delimitada para o evento. A expectativa é que cerca de 270 embarcações, aprovadas nas inspeções da CPRJ, estejam presentes — número semelhante ao registrado no último show da Madonna em Copacabana, em 2024.

Segundo o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, o Capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto de Almeida Junior, a CPRJ possui ampla experiência em operações de fiscalização náutica em grandes eventos, como por exemplo, o Réveillon de Copacabana, sendo seu pessoal qualificado e com expertise em planejamento logístico e operacional. “A Capitania adotará procedimentos operativos mais rigorosos, que se aprimoram a cada grande evento realizado no Rio de Janeiro, para garantir que não haja acidentes náuticos durante o show”, destacou.

As embarcações que forem aprovadas recebem um adesivo personalizado denominado “Passe Livre”, que permitirá o acesso à área de interdição marítima. Essas inspeções visam garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações, conforme a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário – Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 – e as Normas da Autoridade Marítima.

No dia do evento, 3 de maio, as equipes de Inspeção Naval estarão posicionadas na sede da Capitania, em marinas e clubes náuticos do Rio de Janeiro e Niterói. Durante essa etapa final, serão realizados o teste de alcoolemia (“bafômetro”) nos condutores, a verificação da lotação das embarcações e a checagem dos equipamentos de segurança obrigatórios. Somente após a aprovação, será concedida ao condutor a pulseira “zero álcool”, que, juntamente com o “Passe Livre”, permitirá o acesso aos pontos de controle estabelecidos na Baía de Guanabara.

A CPRJ ressalta que o adesivo “Passe Livre” recebido na inspeção prévia não isenta a embarcação e seu condutor da obrigatoriedade de realizar a inspeção final no dia do evento. O cronograma com locais, datas e horários das vistorias está disponível no site da Capitania.

A MB incentiva e valoriza a participação da sociedade, que pode denunciar irregularidades pelos números de emergência: 185 (para emergências marítimas e pedidos de auxílio) ou pelos canais de denúncia da Capitania, nos números (21) 97299-8300 ou (21) 2104-5480. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima e devem incluir o maior nível de detalhamento possível, como vídeos e fotos, a fim de facilitar a identificação dos possíveis infratores e das embarcações envolvidas.

Medidas para segurança da navegação durante o evento

Para garantir que o público aproveite o espetáculo com segurança, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, reforça as principais orientações aos condutores e passageiros de embarcações que participarão do evento em Copacabana. As recomendações visam prevenir acidentes, preservar a vida humana e assegurar o cumprimento das normas de tráfego aquaviário. Confira a seguir:

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...

Exército Brasileiro é Destaque na Preservação Ambiental e Pesquisa Científica na Restinga da Marambaia

O Exército Brasileiro tem se destacado internacionalmente por sua...