A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), intensificou a fiscalização das embarcações que permanecerão nas imediações da Praia de Copacabana (RJ) no dia 3 de maio, durante o evento “Todo Mundo no Rio”, que contará com apresentação da cantora Lady Gaga e estimativa de público de 1,6 milhão de pessoas.
A CPRJ está realizando, entre os dias 14 de abril e 2 de maio de 2025, inspeções navais prévias em embarcações de esporte e recreio, de transporte de passageiros e de turismo náutico que desejam permanecer na área marítima delimitada para o evento. A expectativa é que cerca de 270 embarcações, aprovadas nas inspeções da CPRJ, estejam presentes — número semelhante ao registrado no último show da Madonna em Copacabana, em 2024.
Segundo o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, o Capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto de Almeida Junior, a CPRJ possui ampla experiência em operações de fiscalização náutica em grandes eventos, como por exemplo, o Réveillon de Copacabana, sendo seu pessoal qualificado e com expertise em planejamento logístico e operacional. “A Capitania adotará procedimentos operativos mais rigorosos, que se aprimoram a cada grande evento realizado no Rio de Janeiro, para garantir que não haja acidentes náuticos durante o show”, destacou.
As embarcações que forem aprovadas recebem um adesivo personalizado denominado “Passe Livre”, que permitirá o acesso à área de interdição marítima. Essas inspeções visam garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações, conforme a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário – Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 – e as Normas da Autoridade Marítima.
No dia do evento, 3 de maio, as equipes de Inspeção Naval estarão posicionadas na sede da Capitania, em marinas e clubes náuticos do Rio de Janeiro e Niterói. Durante essa etapa final, serão realizados o teste de alcoolemia (“bafômetro”) nos condutores, a verificação da lotação das embarcações e a checagem dos equipamentos de segurança obrigatórios. Somente após a aprovação, será concedida ao condutor a pulseira “zero álcool”, que, juntamente com o “Passe Livre”, permitirá o acesso aos pontos de controle estabelecidos na Baía de Guanabara.
A CPRJ ressalta que o adesivo “Passe Livre” recebido na inspeção prévia não isenta a embarcação e seu condutor da obrigatoriedade de realizar a inspeção final no dia do evento. O cronograma com locais, datas e horários das vistorias está disponível no site da Capitania.
A MB incentiva e valoriza a participação da sociedade, que pode denunciar irregularidades pelos números de emergência: 185 (para emergências marítimas e pedidos de auxílio) ou pelos canais de denúncia da Capitania, nos números (21) 97299-8300 ou (21) 2104-5480. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima e devem incluir o maior nível de detalhamento possível, como vídeos e fotos, a fim de facilitar a identificação dos possíveis infratores e das embarcações envolvidas.
Medidas para segurança da navegação durante o evento
Para garantir que o público aproveite o espetáculo com segurança, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, reforça as principais orientações aos condutores e passageiros de embarcações que participarão do evento em Copacabana. As recomendações visam prevenir acidentes, preservar a vida humana e assegurar o cumprimento das normas de tráfego aquaviário. Confira a seguir:

. . .