Marinha do Brasil participa do World Cleanup Day

A Marinha do Brasil participou das ações, ocorridas nos dias 20 e 21, em todo o País, em alusão ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza).

No dia 20, a Força Naval esteve presente no Seminário “Combate ao Lixo no Mar”, realizado no Rio de Janeiro-RJ, que reuniu representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério Público Federal, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (RJ), além de professores universitários e agentes de governos estaduais.

No evento, foi apresentado o Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar, elaborado pelo MMA, além de apresentações e painéis que versaram sobre fontes e gestão de resíduos sólidos poluentes e urbanização da zona costeira e o impacto no acúmulo de lixo nos oceanos. De acordo com Diretor-Geral de Navegação da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar está dividido em 30 ações, que visam melhorar a gestão de resíduos sólidos nos municípios, incentivar a implementação da coleta seletiva e combater o lixo no mar.

O Superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Rodolfo Saboia, destacou que ocasiões como essas proporcionam uma chance para que diversos setores possam se envolver com a questão ambiental e ajudar a traçar estratégias mais eficazes para o combate do descarte do lixo em terra e nos mares.

“O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade importante para mobilizar a todos, governantes e sociedade civil, na limpeza dos mares. É um dia para chamar a atenção para o problema que tem sido o crescimento do lixo em escala mundial. Mais de 80% do lixo que surge no mar têm origem em terra. Então, é importante ressaltar que a fonte dessa poluição nos mares não é exclusivamente de navios e plataformas, mas também, em enorme quantidade vinda de terra”, disse.

No sábado (21), a Marinha do Brasil uniu-se a milhares de voluntários espalhados pelo País para uma maratona de limpeza em celebração à data.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do CCSM


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below