Marinha do Brasil realiza evacuação aeromédica de pescador na costa do Ceará

blank

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), informa que realizou resgate e evacuação aeromédica (EVAM) de um pescador a 348 milhas náuticas (644 km) de Fortaleza (CE). Nessa ação foram empregados o Rebocador de Alto Mar “Triunfo” (RbAM Triunfo) e uma Aeronave UH-15.

A Operação de Busca e Salvamento foi coordenada pelo Salvamar Norte, com o apoio do Salvamar Nordeste, e contou com a participação integrada de equipes de militares da CPCE, da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE), do RbAM Triunfo e da Aeronave UH-15, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval (Com 4° DN), sediado em Belém-PA.

O aquaviário norte-rio-grandense, de 55 anos, com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), enquanto esteve embarcado no RbAM Triunfo ficou sob os cuidados de uma equipe médica do Hospital Naval de Natal e foi encaminhado, na manhã deste sábado (22), a um hospital para continuar o atendimento médico necessário.

Sobre o RbAM Triunfo

O RbAM Triunfo (R-23) é um rebocador de alto mar (RbAM) da Classe Triunfo, operado pela Marinha do Brasil. O nome foi herdado do antigo rebocador RbAM Triunfo (R-3) que esteve a serviço da Armada entre 1945 e 1985.

Construído no Estaleiro da Amazônia (ESTANAVE) em Manaus, em continuidade ao Programa de Reaparelhamento da Marinha por meio da construção de embarcações de guerra no país, com o propósito de incentivar a construção naval.