Marinha do Brasil realiza mostra de desarmamento do Navio-Aeródromo (NAe) “São Paulo”

blank

blankApós 18 anos de serviço, onde navegou por mais de 50.000 milhas, tendo participado de diversas comissões e realizado mais de 500 catapultagens, durante sua breve mas majestosa passagem como nau Capitânia da Marinha do Brasil, encerrou-se o ciclo de uma vida. Em cumprimento ao disposto na Portaria nº 347, de 21NOV2018, do Comandante da Marinha, realizou na presente data, dia 22 de novembro, a Mostra de Desarmamento (Termo utilizado para à cerimônia que encerra o serviço ativo de um navio da Armada) do Navio-Aeródromo “São Paulo”. Assim o “Alpha Doze” entra para a história, por ter sido o terceiro navio a ostentar o nome em homenagem ao Estado supracitado.

blankO evento presidido pelo Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, contou com a presença dos seguintes Almirantes: Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra, Paulo Cezar de Quadro KüsterSecretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra, Liseo Zampronio, Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra, Celso Luiz Nazareth e do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice Almirante, Alípio Jorge Rodrigues da Silva, além de antigos comandantes da Marinha e comandantes das organizações militares desta força naval, assim como civis convidados.

blankA cerimônia, que fora realizado no cais do Arsenal de Marinha, teve seu ápice quando foi assinado o Termo de Desarmamento do Livro do Navio, o qual desativa o meio naval, findando assim o seu serviço no setor operativo da Marinha do Brasil. Após este ato, o comandante do porta-aviões São Paulo o Capitão-de-Mar-e-Guerra, Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior, junto com sua tripulação desembarcaram do navio, ao som da canção Cisne Branco, patenteando a Mostra de Desarmamento e, encerrando, desta forma, a vida militar do navio junto à Armada brasileira. 

INVICTA MARINHA DE TAMANDARÉ, NON DUCOR, DUCO! – NÃO SOU
CONDUZIDO, CONDUZO!
BRAVO ZULU!

Veja abaixo o BONO com a Ordem do Dia Nº 8/2018, do ESTADO-MAIOR DA ARMADA e as fotos da cerimônia: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here