Marinha do Brasil realiza o Seminário “Mulheres, Paz e Segurança”

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) e do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), realizou, no dia 12 de março, o Seminário “Mulheres, Paz e Segurança: 20 anos da agenda da Resolução ONU 1325 e os 40 anos da mulher na Marinha”.

O evento teve o propósito de discutir os avanços e desafios nos tempos atuais sobre a real inclusão das mulheres e a relevância de seu papel em todos os setores da sociedade, em períodos de paz ou de conflito.

A ocasião também marcou o lançamento do livro “Operações de Paz de Caráter Naval: Ameaças e desafios para a paz no mar”. O evento reuniu autores da publicação, que versa sobre as ameaças no ambiente marítimo, os desafios de se conduzir a paz no mar e o ensino e treinamento das forças navais.

Uma homenagem à Contra-Almirante (Md) Dalva, primeira mulher a assumir o posto de oficial-general no Brasil, também foi realizada na ocasião. Em seguida, foram iniciados os painéis reunindo mulheres de destaque da Marinha do Brasil e da sociedade civil, especialistas nos temas em pauta: “Mulheres, Paz e Segurança: 20 anos da agenda da Resolução ONU 1325” e “40 anos da mulher na Marinha”.

Os participantes, após assistirem aos painéis, puderam interagir com as palestrantes por meio de um sistema eletrônico de debates.

O COpPazNav da Marinha do Brasil, estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), é a unidade de treinamento da MB para operações de paz, particularmente aquelas de caráter naval, como a executada pela Força-Tarefa Marítima na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

O Centro, cujo curso internacional possui certificação da ONU, exerce forte atuação na questão de gênero, tendo já realizado três edições do Estágio de Operações de Paz para Mulheres.

  • Com informações do CGCFN


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!