Marinha do Brasil realiza reunião de coordenação na Capitania dos Portos do Maranhão

Reunião de coordenação realizada, na CPMA

A Marinha do Brasil (MB) realizou no dia 19 de março, a 22ª reunião de coordenação na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com a participação de representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Agentes Marítimos.

Durante a reunião foram discutidas de como se encontra a situação no local, sendo esta permanecendo estável. O monitoramento tem sido realizado por meio de aeronaves e embarcações da MB nas proximidades do NM Stellar Banner e não há vestígios de óleo na área.

Já foram transferidos, mais de 1170 m³ de óleo combustível para a embarcação OSV HOS Brass Ring, tendo esta operação de transferência em progressão normal, já que agora chegou a região, o navio MPOV Normand Installer, para apoiar as operações de salvatagem.

Equipamento, meios e pessoal empregado

No momento, estão sendo empregados 255 militares da MB, além dos seguintes meios: Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”; Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; um helicóptero UH-15; e quatro embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão.

Outros meios aéreos envolvidos, são um helicóptero S-76 operado pela Vale S.A e uma aeronave Poseidon do Ibama.

Além disso, atuam no local do encalhe o Navio MPOV Normand Installer; nove rebocadores (sendo quatro dotados com materiais para combate à poluição por óleo); três drones com câmera térmica; quatro embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV), quatro PSV e dois OSV.

Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e navegação.

Este slideshow necessita de JavaScript.



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail