Marinha do Brasil resgata tripulante enfermo em navio mercante

blank

Na noite do dia 7 de março, o Navio Mercante “Agios Charalambos”, de bandeira das Bahamas, que navegava do Porto de Açu (São João da Barra-RJ) para o Bahrein, entrou em contato com o Salvamar Sueste, por conta de um tripulante que apresentava fortes dores abdominais.

O navio, que estava a aproximadamente 900 milhas náuticas (1.670 quilômetros) a leste de Vitória-ES, foi orientado a navegar na direção ao porto da cidade, para que uma aeronave da Marinha do Brasil (MB) efetuasse uma Evacuação Aeromédica (EVAM).

Durante o período de deslocamento, um médico da Força prestou serviço de assistência por telemedicina e estabilizou o quadro de saúde do tripulante. O Salvamar Sueste é a unidade responsável pelas Operações de Busca e Salvamento na área do 1º Distrito Naval (1°DN).

Em 10 de março e a 150 milhas náuticas (278 quilômetros) da costa, uma aeronave UH-15 pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, sediado em São Pedro da Aldeia-RJ, realizou o resgate e pousou no aeroporto de Vitória.

O tripulante foi imediatamente encaminhado ao hospital, onde realizou exames médicos, foi submetido a uma cirurgia de urgência e passa bem.