Marinha encerra Operação “Navegue Seguro” na Bahia e em Sergipe com mais de 20 mil abordagens a embarcações

Data:

Para garantir a segurança da navegação e a proteção da vida humana no mar durante a alta temporada, a Marinha do Brasil (MB) realizou a Operação “Navegue Seguro 2024-2025”, finalizada em 15 de março.

As Capitanias, Delegacias e Agências da área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), que compreende os estados da Bahia e de Sergipe, realizaram 21.051 ações de abordagem, 1.553 notificações, 339 autuações e 139 apreensões por descumprimento das regras previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Por ocasião das abordagens, 2.213 testes de alcoolemia foram aplicados. Durante o período da operação, de 20 de dezembro de 2024 a 15 de março de 2025, somente a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e suas organizações militares subordinadas realizaram 14.100 ações de abordagem, 1.215 notificações, e 113 apreensões no litoral da Bahia.

A Operação “Navegue Seguro” intensifica as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) neste período de alto fluxo turístico, visando garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações. Durante toda a operação, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário são reforçadas com o emprego de, aproximadamente, 300 militares, que compõem equipes extras de inspeção naval e atuam nos mais de mil quilômetros de litoral, rios e na Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía navegável do mundo.

Sul da Bahia

No sul do estado da Bahia, as ações de fiscalização foram coordenadas pelas Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e Porto Seguro, organizações militares subordinadas à CPBA, que intensificaram a fiscalização das embarcações em localidades que registram intensa atividade de turismo náutico, como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Camamu, Itacaré e Trancoso. As duas organizações militares realizaram 3.556 ações de abordagem, 148 notificações e 13 apreensões.

Rio São Francisco

Na área de 900 km de extensão do Rio São Francisco, entre Pilão Arcado (BA) e Paulo Afonso (BA), e mais 91 municípios baianos que somam 343.880,3 km², o trabalho de controle do tráfego fluvial e lacustre fica a cargo da Capitania Fluvial de Juazeiro e da Agência de Bom Jesus da Lapa. Juntas, as duas organizações militares realizaram 2.984 abordagens, 113 notificações e 12 apreensões por irregularidades.

Sergipe

Parte da área de jurisdição do Com2ºDN, o estado de Sergipe tem o seu tráfego aquaviário fiscalizado pela Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), que atua em uma área de 163 km de litoral, somados a 80 km de hidrovias. No período, a CPSE realizou 3.217 ações de abordagem, 225 notificações e 14 apreensões.

Números da Operação Navegue Seguro 2024-2025

Capitania dos Portos da Bahia:

11.294 abordagens
1.067 notificações
192 autuações
100 apreensões

Capitania dos Portos de Sergipe:

3.217 abordagens
225 notificações
sem registro de autuação 14 apreensões

Capitania Fluvial de Juazeiro: 938 abordagens

113 notificações
79 autuações
12 apreensões

Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: 

1.947 abordagens
57 notificações
29 autuações
3 apreensões

Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: 

1.609 abordagens
91 notificações
32 autuações
10 apreensões

Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa:

2.046 abordagens
sem registro de notificações
7 autuações
sem registro de apreensão

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Exército Brasileiro Celebra 80 Anos do Último Tiro da Artilharia da FEB em Barueri

Em 29 de abril de 2025, o Exército Brasileiro...

Brasil é Convidado de Honra na FAMEX 2025 e Reforça Cooperação Aeroespacial com o México

O Brasil participou como convidado de honra da Feira...

Exército Brasileiro Inicia Desmobilização da Base Operacional na Terra Indígena Arariboia

O Exército Brasileiro iniciou a desmobilização da base operacional...

Exército Brasileiro Apoia Operação de Desintrusão na Terra Indígena Kayapó

O Exército Brasileiro está atuando em apoio à operação...