Marinha, FAB e PF apreendem “submarino” construído para transporte de drogas

Data:

Um ação interagências realizada entre a Marinha do Brasil (MB), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) resultou, no dia 31 de maio, na apreensão de uma embarcação semissubmersível, no município de Chaves, localizado no Arquipélago do Marajó, no Pará. Segundo a PF, a embarcação seria utilizada por traficantes internacionais de drogas.

Rebocado pelo Navio-Patrulha “Guarujá”, o semissubmersível chegou nesta sexta-feira (6) à Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), onde será periciada para permitir o avanço das investigações.

“Pelas características da embarcação, tudo indica que ela seria usada no transporte de cocaína, do Brasil para a Europa ou para a costa norte da África”, avalia Fernando Casarin, Delegado Regional de Polícia Judiciária da Polícia Federal no Pará.

Durante a operação, um homem, morador da propriedade onde a embarcação foi encontrada, foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Não foram encontradas drogas no interior da embarcação.

De acordo com o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Guilherme Barros Moreira, embarcações semissubmersíveis são objetos de difícil detecção no mar por radares de aviões ou navios.

“A embarcação tem cerca de 18 metros de comprimento e pesa aproximadamente 25 toneladas. O que a caracteriza como uma embarcação semissubmersível é o fato de ter um motor, com descarga para a superfície. É uma embarcação rudimentar, com poucos equipamentos em seu interior, basicamente, somente um equipamento de propulsão”, afirma o Capitão de Mar e Guerra Barros.

A identificação do semissubmersível em Chaves (PA) foi possível devido ao emprego de aeronaves R9 da FAB, com sistemas combinados com imagens de satélite. As investigações da PF buscam identificar a origem da embarcação.

Histórico de apreensões

Em fevereiro do ano passado, uma embarcação com características semelhantes foi encontrada por pescadores em São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará.

Em março deste ano, cinco homens foram presos enquanto transportavam seis toneladas de entorpecentes em uma embarcação semissubmersível, no Oceano Atlântico, a quase mil quilômetros do Arquipélago de Açores, em Portugal. Na ocasião, a prisão de cinco tripulantes, dentre os quais três brasileiros, todos paraenses, foi possível graças ao intercâmbio de informações entre a PF, a Polícia Judiciária de Portugal e a Drug Enforcement Administration (DEA), dos Estados Unidos.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias