Marinha Francesa realiza teste com míssil balístico M51 no Atlântico Norte

blank

O submarino de mísseis balísticos nucleares (SSBN), da Marinha da Francesa, Le Téméraire (Classe Triomphant), realizou na madrugada desta sexta-feira (12) teste de lançamento com míssil balístico M51 no Oceano Atlântico, nas imediações de Finistère, França.

O lançamento foi realizado na costa de Audierne, na Baía que leva o mesmo nome da Região citada. O teste foi coordenado pelo Ministério das Forças Armadas, pela Comissão Francesa de Energia Atômica e Energia Alternativa (CEA) dentre outros parceiros do setor.

O teste fora realizado sem a utilização de uma ogiva nuclear. O míssil foi rastreado durante toda sua trajetória de voo por radares e pelo navio de instrumentação de alcance de mísseis Monge (A601).

A zona de lançamento estava localizada no Atlântico Norte, a várias centenas de quilômetros de qualquer costa. “O Le Téméraire, movido a energia nuclear, disparou com sucesso um míssil balístico estratégico M51 em Finistère”, twittou Florence Parly, ministro das Forças Armadas da França.

O Le Téméraire é um submarino de mísseis balísticos da Marinha Francesa. Foi lançado ao mar em janeiro de 1998 e comissionado em dezembro de 1999.

  • Matéria Publicada no site Naval News
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV