Marinha Grega em alerta total devido à presença ilegal de navios de guerra turcos no Mar Egeu

O navio de pesquisa turco Oruç Reis é acompanhado por navios de guerra turcos, mas também há navios de guerra gregos na área acompanhando a situação. Imagem via Hellenic Navy.

Diversos canais da mídia grega divulgaram nessa manhã, 11/08, a informação que um navio de pesquisa turco està efetuando operações de prospecção no espaço marítimo grego no Mar Egeu.

O navio de pesquisa turco Oruç Reis é acompanhado por 2 navios de guerra turcos, mas também há navios de guerra gregos na área acompanhando a situação, e que chamam a cada 15 minutos o capitão do Oruç Reis para deixar a área.

O Oruç Reis veio da plataforma continental cipriota e entrou na extremidade oriental da plataforma continental grega por volta de 7 horas da manhã dessa terça.

Entrando na plataforma continental grega, o Oruç Reis espalhou cabos, mas não realizou levantamentos de depósitos de gás nas águas gregas.

Segundo informações da Iefimerida , três navios de guerra da Marinha grega estão localizados perto do navio de pesquisas turco e sua escolta, enquanto muitos outros estão atrás deles.

Enquanto isso, os militares gregos suspenderam todos os pedidos e licenças para militares que estavam programados para tirar férias ou tirar férias, conforme relatado pelo Greek City Times. As únicas exceções às licenças aprovadas ou solicitadas são as licenças por doença, licença maternidade (para mulheres) e licença parental (para homens).

O Ministro dos Negócios Estrangeiros Nikos Dendias, o Ministro da Defesa Nikolaos Panagiotopoulos e o chefe do exército grego Konstantinos Floros, participaram no Conselho de Governo de Segurança Nacional com o Primeiro Ministro Kyriakos Mitsotakis na manhã de hoje, terça dia 11/08.

Eles afirmaram que a Grécia está em plena prontidão política e operacional para lidar com a agressão turca.

O general Floros também assegurou aos gregos que “Tudo ficará bem, tudo ficará bem!” sugerindo que os militares gregos têm plena confiança em lidar com este último ataque de agressão turca.

Enquanto isso, o chefe da OTAN, Jens Stoltenberg, mais uma vez assumiu uma posição fraca sobre a agressão turca contra a Grécia, afirmando no Twitter:

“ Falei com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis hoje sobre a situação no Mediterrâneo oriental. A situação deve ser resolvida em um espírito de solidariedade Aliada e de acordo com o direito internacional. ”

  • Com informações Associated Press, AFP, Reuters e Greek City Times via redação Orbis Defense Europe


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

Comments are closed.