Marinha inaugura Estaleiro para manutenção e modernização de submarinos

Data:

Na última segunda-feira (17), a Marinha do Brasil (MB) ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de autoridades da MB, representantes do governo e da indústria naval.

A nova estrutura terá um papel estratégico para garantir a manutenção e o aprestamento dos meios navais, especialmente submarinos, e prover facilidades portuárias aos meios navais da MB, a fim de contribuir com os objetivos estratégicos da Força. Criado para modernizar e fortalecer a frota de submarinos do País, o EMIM é uma das entregas do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Novo PAC do Governo Federal.

“O Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira foi idealizado para abrigar facilidades industriais que, após a construção dos Submarinos Classe Riachuelo, permitissem a realização das rotinas de manutenção planejadas e corretivas nos sistemas da plataforma desses meios, e sua existência está alinhada à nova governança da manutenção na Marinha, incorporando importante estrutura própria para manutenção no Complexo Naval de Itaguaí, e ampliando o apoio necessário para garantir níveis de operacionalidade planejados”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes.

O Capitão de Fragata (Engenheiro Naval) Charles Fernandes da Silva foi nomeado como o primeiro Diretor do estaleiro. Em seu discurso, ele destacou a relevância da nova instituição para a Marinha. “O EMIM será fundamental na garantia de um ciclo de vida adequado para nossos submarinos. Nossas atribuições se estenderão desde o gerenciamento e fiscalização de serviços externos até a atuação direta nas rotinas de manutenção, planejadas e corretivas, sempre nos valendo da moderna infraestrutura industrial disponível no Complexo Naval de Itaguaí. Assim, este estaleiro contribuirá de forma significativa para o preparo do Poder Naval, aumentando a capacidade da Marinha para prontificar seus meios navais em prol da defesa nacional e da preservação de nossa soberania.”

Durante a solenidade, foi assinado o Termo de Ativação, documento que formaliza o início das operações do EMIM, estabelecendo sua estrutura organizacional e diretrizes de funcionamento. Ainda, foi descerrada uma placa comemorativa, simbolizando a inauguração oficial das instalações.

Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira

Com uma área construída de cerca de 14 mil metros quadrados, o EMIM é composto por um edifício principal onde estão as oficinas de apoio à manutenção, como hidráulica, usinagem, eletromecânica, tubulações, pintura e teste de equipamentos. O complexo também dispõe de outros edifícios, que abrigam as oficinas de suporte leve, de ativação de baterias e de apoio a motores diesel, bem como um pátio de manobra para navios docados e uma área coberta de manutenção. O local ainda conta com instalações de um cais acostável.

Entre os desafios iniciais do novo estaleiro, destaca-se a necessidade de capacitação da força de trabalho para lidar com a complexidade dos sistemas dos submarinos da Classe Riachuelo e, futuramente, expandir sua atuação para outros meios navais. Para isso, serão estabelecidas parcerias com instituições de ensino, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – e a Escola Técnica do Arsenal de Marinha, além de colaborações com a indústria naval.

Sobre o PROSUB

O PROSUB é uma iniciativa da Marinha, que prevê a construção de quatro submarinos convencionais da Classe “Riachuelo” e o primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear, a fim de proteger a Amazônia Azul e a soberania do País no mar.

Além de ampliar a capacidade de defesa do Brasil, o PROSUB também impulsiona o setor industrial e tecnológico nacional, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento de novas tecnologias navais. A partir de agora, o EMIM integra esse esforço, garantindo a logística e a prontidão dos meios navais produzidos no âmbito do Programa.

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Almirante retorna ao hospital onde iniciou a carreira para assumir a Direção

A Contra-Almirante (Médica) Maria Cecilia Barbosa da Silva Conceição...

Fragata “Defensora” inicia missão estratégica no Atlântico Sul

A Fragata “Defensora” suspendeu, na manhã do dia 18,...