Balanço parcial da Operação também registra mais de 1.800 notificações; fiscalização ocorre até 15 de março
Iniciada em dezembro de 2024 e com previsão de término em 15 de março, a Operação “Navegue Seguro 2025” da Marinha do Brasil (MB) já alcançou a marca de 29.891 embarcações inspecionadas. Ao todo, foram emitidas 1.842 notificações e 111 meios apreendidos por irregularidades, como ausência de material de salvatagem obrigatório.
Militares da MB estão no mar e nos rios, de norte a sul do País, intensificando a segurança da navegação e promovendo boas práticas de conduta para aqueles que navegam em águas nacionais durante os meses de verão.
De acordo com o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Carlos André Coronha Macedo, os números registrados até o momento revelam que “a conscientização sobre a segurança da navegação, principal objetivo da Autoridade Marítima, vem sendo alcançada. As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) têm conseguido aproximar navegadores e agentes da Autoridade Marítima, garantindo mais segurança, cooperação e eficiência nas atividades ligadas ao mar”.
Fique ligado, você é o Capitão
Neste ano, com o lema “Fique ligado, você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!”, a MB destaca a importância da responsabilidade dos condutores na garantia de momentos de recreação e trabalho de qualidade, sempre em conformidade com as normas da Autoridade Marítima. Além do turismo náutico, os militares também estão atentos aos públicos regionais, como os pescadores e as comunidades marítimas e ribeirinhas.
A Operação “Navegue Seguro” não se limita apenas às ações no mar. A iniciativa também busca fortalecer a mentalidade marítima por meio de campanhas de conscientização em clubes náuticos, marinas, entidades desportivas e colônias de pescadores. A finalidade é disseminar amplamente as regras de segurança da navegação.

NAVSEG: baixe já o app
O aplicativo NAVSEG é uma ferramenta valiosa para condutores de embarcações de pesca, carga e turismo, proporcionando uma navegação mais prática. Com ele, a Força Naval consegue monitorar o trajeto das embarcações, desde a partida até o destino final, garantindo mais segurança na navegação. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nas lojas de aplicativos, compatível com sistemas Android e iOS.
Saiba mais sobre a Operação clicando aqui.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.