Marinha iraniana realiza transporte por rodovia de um submarino Classe Kilo (Vídeo)

Os submarinos da classe Kilo, ou Projeto 877 Paltus (na designação da extinta União Soviética), são os submergíveis mais potentes da Marinha iraniana. Em um vídeo publicado recentemente em uma rede social, um destes submarinos é visto sendo transportado em plena luz do dia, em uma estrada por caminhões.

Segundo o site Popular Mechanics, o submarino que aparece no vídeo, é um dos três adquiridos junto a União Soviética na década de 1990, onde pode se ver o submarino sendo transportado em uma prancha rebaixada especial, alegadamente regressando de um estaleiro à base naval iraniana em Bandar Abbas.

Transporte de um antigo submarino da Marinha iraniana do Projeto 877, classe Kilo, à base naval em Bandar Abbas. 

Os submarinos da classe Kilo foram projetados para operar mais perto da costa que os oceânicos convencionais. As embarcações pertencem à Marinha da República Islâmica do Irã e operam na entrada do golfo Pérsico, no golfo de Omã e até mesmo no oceano Índico.

Os submarinos iranianos foram concebidos para atribuir ao país a capacidade de atacar navios inimigos, incluindo alvos tão grandes como um porta-aviões da Marinha dos EUA.

Projeto 877

Projetados e construídos ainda durante a época da União Soviética, é uma série de submarinos diesel-elétricos construídos no período entre os anos 1982-2000. Possui um deslocamento de 2,32 mil toneladas, medindo cerca de 72,5 metros de comprimento, com 9,7 metros de altura e 6 metros de boca.

Cada um é equipado com seis tubos capazes de disparar uma variedade de torpedos. Além disso, os submarinos desta classe são capazes de colocar minas navais.

  • Com agências internacionais


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail