Marinha realiza instrumentalização do helicóptero AH-11B Super Lynx

Data:

A Marinha do Brasil (MB) realizou a instrumentalização do helicóptero AH-11B Super Lynx, no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro da Aldeia (RJ). A atividade foi conduzida pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1), com apoio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB). Participaram da ação engenheiros, pilotos de ensaio e militares especializados das duas Forças.

Ocorrida em fevereiro, a instrumentalização consiste na instalação de sensores, cabos, módulos de aquisição de dados e outros equipamentos de medição a bordo da aeronave. Esses dispositivos permitem registrar informações precisas durante os ensaios em voo, como velocidade do vento, acelerações, atitudes da aeronave e forças exercidas sobre sua estrutura. O objetivo é coletar os dados necessários para a elaboração do envelope de vento — documento técnico que define os limites seguros de operação do helicóptero em convés de navios, considerando aspectos como direção e intensidade do vento relativo.

Helicóptero AH-11B Super Linx em fase de instrumentalização – Imagem: Marinha do Brasil

Essa fase é fundamental para a futura operação do AH-11B a bordo da Fragata “Tamandaré”, primeiro navio da nova classe de escoltas da Marinha. As informações obtidas garantirão que pousos e decolagens ocorram com segurança, mesmo sob condições meteorológicas e operacionais desafiadoras.

“A chegada das fragatas da Classe ‘Tamandaré’ vai trazer uma nova realidade para a nossa Esquadra, e o helicóptero AH-11B precisa estar pronto para operar com total segurança nesses navios. Esse trabalho com o IPEV é essencial para garantir que as condições de pouso e decolagem sejam bem definidas e seguras. É muito importante ver essa integração entre Marinha e Força Aérea funcionando na prática, com cada profissional contribuindo para que nossas aeronaves operem com eficiência desde o primeiro dia”, explicou o Comandante do EsqdHA-1, Capitão de Fragata Luiz Carlos Aguirre de Souza Filho.

Sobre a Aeronave

O AH-11B Super Lynx é um helicóptero de esclarecimento e ataque, com capacidade para operar embarcado em diversos navios da Esquadra. Equipado com sensores modernos, radar, FLIR e armamentos como mísseis e metralhadoras, o Super Lynx pode ser empregado em missões, como esclarecimento, guerra antissuperfície, patrulha naval e apoio aéreo aproximado.

A atividade reforça o compromisso da MB com o desenvolvimento técnico-profissional dos militares, a modernização dos meios e o contínuo aprimoramento da doutrina de emprego do binômio navio-aeronaves.

Militares do IPEV e do EsqdHA-1 durante a instalação dos novos equipamentos

 

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...