Marinha reforça a fiscalização nos rios do Pará com a Operação “Navegue Seguro” 2025

Data:

A Marinha do Brasil (MB) realizará, de 1º a 31 de julho de 2025, a Operação “Navegue Seguro” nos rios do Pará, com o objetivo de reforçar o cumprimento das normas de segurança da navegação e contribuir para a preservação do meio ambiente no mar e nos rios da região. As atividades de fiscalização do tráfego aquaviário serão intensificadas, com ênfase nas embarcações de transporte de passageiros, esporte e recreio, como lanchas, iates e motos aquáticas.

Durante esse período, equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) estarão presentes em 13 localidades paraenses: Marabá, Curralinho, Breves, Portel, Marudá, Algodoal, Tucuruí, Itupiranga, Redenção, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Salinópolis e Belém.

Na capital, as ações também se concentrarão em pontos estratégicos, como o Distrito de Icoaraci, a Ilha do Combu, o Terminal Hidroviário de Belém, o Terminal Hidroviário Ruy Barata (Praça Princesa Isabel), os portos localizados na Avenida Bernardo Sayão e no tradicional Ver-o-Peso. As abordagens realizadas pelas equipes envolverão a verificação das habilitações dos condutores, da lotação permitida, da documentação obrigatória e das condições de navegabilidade das embarcações.

Com essa operação, a MB reafirma seu compromisso com a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e nos rios e a preservação do meio ambiente, intensificando a fiscalização e contribuindo para um tráfego aquaviário mais seguro e responsável neste período de férias escolares.

A MB disponibiliza ao cidadão o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, pelo telefone 185, além dos contatos da CPAOR: (91) 3218-3950 e (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagens). Os canais estão abertos para receber informações sobre qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e nas vias navegáveis, a segurança da navegação ou que represente risco de poluição ambiental.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Cuidado com fraudes: Exército alerta para falsos processos seletivos e certificados militares

O Exército Brasileiro emitiu um alerta à população sobre...

O inverno chegou: como a preparação familiar pode evitar tragédias durante ondas de frio no Brasil

No imaginário coletivo brasileiro, o inverno raramente é visto...

Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste conclui levantamento hidrográfico do Rio Paraguai

Após 54 dias, o Centro de Hidrografia e Navegação...

Campanha “Vem pra Marinha” aproxima jovens da carreira naval

A Marinha do Brasil (MB) adota uma nova abordagem...