Marinha tem 140 vagas previstas na segunda edição do CNU

Data:

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta terça-feira (3), a Portaria MGI Nº 4.266/2025, que autoriza a realização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Nesta edição do CNU, estão previstas 140 vagas de nível superior para a Marinha do Brasil (MB).

Confira a tabela com os cargos e seu respectivo número de vagas autorizadas para a MB, conforme a Portaria do MGI:

CARGO Nº DE VAGAS
Enfermeiro 5
Médico 65
Técnico em Comunicação Social 5
Analista de Tecnologia Militar 2
Engenheiro de Tecnologia Militar 20
Pesquisador 10
Tecnologista 33

Segundo o MGI, o concurso vai focar mais uma vez na democratização do acesso ao serviço público, com a aplicação das provas em 228 locais, em todo o Brasil.

Cronograma previsto:

Edital e inscrições: julho/2025
Prova objetiva: 5/10/2025​
Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7/12/2025​
Divulgação dos resultados: fevereiro/2026

Para mais informações sobre a segunda edição do CNU, acesse site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O CNU

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo de seleção inovador, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais.

Acesse o portal da Agência Marinha de Notícias ou siga o perfil da Força nas mídias sociais para não perder nenhuma oportunidade. Vem pra Marinha!

Imagem de Capa: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

ENEL RIO ENTREGA OBRAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Contemplado pela Chamada Pública da Projetos de Eficiência Energética,...

Marinha, MCTI e CNPq premiam cientista do Sirius com a maior honraria da ciência brasileira

A Marinha do Brasil (MB) reafirmou seu compromisso com...

Artilheiros do Estado de São Paulo celebram legado de Mallet em solenidade regional no 2º GAAAe

Praia Grande (SP) – Em comemoração ao Dia da Artilharia, a...