Militares brasileiros participam de treinamento em desminagem humanitária na Colômbia

Google News


Brasília (DF), 22/01/2021
– Integrantes do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), o Major Cláudio Bispo, do Exército, e o Capitão-Tenente Gustavo Freitas, da Marinha, participaram de treinamento para aprimorar técnicas de desminagem, em Bogotá, na Colômbia.

Como parte da instrução, foi apresentada a Técnica de Desminado Manual (TDM), que é a mais antiga e mais usada nas áreas de operações da Unidades de Desminado Humanitario (UDH). O adestramento contribuiu para ampliar o conhecimento das normas nacionais e internacionais atuais que são seguidas pelas UDH, bem como visualizar os procedimentos operacionais adotados no terreno pelos desminadores.

MD_NOTICIAS_20210125_NOT01_FOTO1.jpgEsse adestramento ocorreu dias 14 e 15 de janeiro, na área de instrução do Cantón Caldas, na sede da Brigada de Desminado Humanitário em Bogotá. O próximo está previsto para 8 e 9 de fevereiro, no Batalhão N°4 de Desminado Humanitário, no Departamento de Granada, também na Colômbia.

O Major Cláudio Bispo relata que o adestramento foi fundamental para o aperfeiçoamento do GATI-CO. “É uma honra realizar adestramentos com militares da única Brigada de Desminagem Humanitária existente no mundo, pela capacidade operacional e conhecimento nas técnicas de desminagem que fazem em seus Batalhões”, sublinhou.

MD_NOTICIAS_20210125_NOT01_FOTO2.jpgCooperação bilateral
Criada em 2015, o GATI-CO visa a cooperação e assistência técnica na capacitação dos militares colombianos em operações de Desminagem Humanitária. Surgiu por meio de acordo bilateral entre a Junta Interamericana de Defesa (JID) e o Comando Geral das Forças Militares da República da Colômbia (CGFM).

A principal missão do GATI-CO é o assessoramento técnico ao CGFM e a execução de cursos e treinamentos para capacitar os monitores nacionais a exercerem funções específicas junto às Unidades de Desminagem Humanitária que compõem o CGFM. Suas ações são balizadas por normas nacionais e internacionais que visam manter uma das exigências do Programa de Ação Integral Contra Minas na Colômbia (PAICMA-CO) que é a gestão de qualidade, por meio do monitoramento das atividades de desminagem.

Por Mariana Alvarenga, editada por Margareth Lourenço
Fotos: Divulgação 

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071




Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here