Militares brasileiros promovem Seminário de Desminagem Humanitária na Colômbia

blank

Google News

No período de 12 a 20 de agosto, os militares brasileiros que compõem o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, proporcionaram aos alunos do Curso de Monitores Nacionais seminário referente ao tema Desminagem Humanitária no mundo e, em especial, na Colômbia.

Foto 1.jpeg

O evento, coordenado e conduzido pelos militares brasileiros, ocorreu na Escola de Engenheiros Militares (ESING) e respeitou todos os protocolos para prevenção da Covid-19. O seminário possibilitou reunir entidades nacionais e internacionais que atuam, diretamente, no Programa de Ação Integral Contra Minas na Colômbia (PAICMA-CO), o que viabilizou aos alunos conhecimento mais amplo das ações políticas e estratégicas implementadas no país, para tornar as operações de desminagem ainda mais efetivas.

Foto 2.jpeg

As palestras e os debates contaram com a participação de representantes da Autoridade Nacional de Desminagem Humanitária na Colômbia Alto Comissionado para La Paz – Descontamina Colombia, do Serviço das Nações Unidas de Ação Contra Minas Antipessoal (UNMAS), do Grupo de Monitores Interamericanos (GMI) e da Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária (MIADH). Compareceram, também, integrantes de instituições nacionais, como do Centro Nacional contra Artefatos Explosivos Improvisados e Minas (CENAM) e do Departamento Jurídico das Forças Militares.

Foto 3.jpeg

A participação da engenharia brasileira tem contribuído para ampliar a capacidade operacional do Comando Geral das Forças Militares. Ao promoverem seminários com essa magnitude, os Assessores Interamericanos do Brasil têm favorecido aos Monitores Nacionais a obtenção de novos conhecimentos necessários para aprimorar as ações de desminagem humanitária em toda a Colômbia.

Com informações do GATI
Fotos: divulgação

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias
do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com
os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Assine nossa Newsletter

Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!



Fonte