Militares da AMAN realizam o Curso Básico Paraquedista

Data:

O Curso Básico Paraquedista é um curso de especialização da linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro, dividido em duas fases e conduzido pelo Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, localizado na Guarnição da Vila Militar na cidade no Rio de Janeiro.
A primeira fase tem duração de três semanas e é essencial para moldar o espírito e a resistência física dos futuros paraquedistas do Exército Brasileiro. Nesta etapa, os militares são submetidos à extenuantes atividades físicas e exercícios funcionais, tudo com o objetivo de fortalecer o corpo, prepará-los para os desafios da atividade aeroterrestre e fortalecer a “mística paraquedista” de disciplina, coragem e camaradagem.
A segunda etapa também tem a duração de três semanas, nas quais os alunos aprovados em Teste de Verificação Física, dão continuidade ao Treinamento Físico Militar e aprendem técnicas individuais básicas paraquedistas, por meio de instruções de Procedimentos Aeroterrestres, Técnicas de Saída de Aeronave Militar em Voo e Técnicas de Aterragem e Reorganização.
No corrente ano, realizam o 1º turno do Curso Básico Paraquedista, 10 Oficiais e 99 Cadetes da AMAN, oriundos de todas as Armas, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico. Estes instruendos, no início da terceira semana da 2ª fase, realizarão o Teste de Saída da Área, que os habilitará a efetuar os saltos de qualificação, quando, armados e equipados, abandonarão uma aeronave militar em pleno voo.

“Brasil Acima de Tudo!”

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...