Militares da Brigada de Infantaria Pára-Quedista realizam adestramento conjunto de mergulho autônomo

blank

Militares pertencentes a subunidades da Brigada de Infantaria Pára-Quedista (bda Inf Pqdt) realizaram no dia 20 de maio, adestramento conjunto de mergulho autônomo com equipamento de circuito aberto, nas instalações do Centro de Instrução de Operações Especiais e sua enseada, no Forte Imbuí.

Os militares envolvidos na atividade são oriundos do 2º Destacamento Precursor da Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt) e da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Pára-quedista (1ª Cia Eng Cmb Pqdt).

A atividade teve por finalidade a manutenção da capacidade operativa das frações envolvidas, bem como o cumprimento do Plano de Provas de Mergulho dos militares. No adestramento, foram aplicadas técnicas de navegação subaquática, seguindo a costa rochosa da fortificação.

Nessa atividade, os mergulhadores realizaram um mergulho orientado por bússolas e computadores de mergulho, em sistemas de duplas, a uma profundidade máxima de 15 metros, perfazendo um tempo médio de fundo de 40 minutos.

Foi realizada, ainda, a verificação da pernada dos mergulhadores, em uma pista submersa de 100 metros, visando aferir as distâncias para infiltrações e aproximações subaquáticas.

  • Com informações Cia Prec Pqdt, Fotos: Cap Alex Santos