Militares da FAB realizam doação de sangue em todo País

blank

Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado, voluntariamente, na doação de sangue em várias cidades do país. O objetivo é incentivar os militares, civis e dependentes para a doação de sangue, especialmente dentro do atual cenário de combate ao novo Coronavírus e em razão das necessidades constantes de abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil.

PAMA-SP

No dia 08 de abril, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou uma Campanha de Doação de Sangue em prol da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo (SP).

blankDevido aos impactos da pandemia da COVID-19, a Fundação vem sofrendo uma queda diária no quantitativo de doações. É essencial manter um estoque nos bancos de sangue para atender a demanda recorrente, o que só pode ser conseguido com a doação regular, o que não vem acontecendo.

“Quando doamos sangue, estamos cumprindo com o nosso dever de cidadão, afinal, mais que um ato de amor ao próximo, trata-se de solidariedade e civismo. Um gesto simples, doar é entender que com o mínimo você pode salvar vidas. Seja um doador de sangue e ajude a salvar outras vidas”, comentou o Sargento Cleiton Marques Queiroz, um dos participantes da campanha que colaborou com a doação.

O Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, comentou sobre a ação. “Realizamos essa campanha de doação de sangue e o objetivo foi plenamente atingido. Todas as ações necessárias foram realizadas em uma velocidade surpreendente para que o número de doações fosse bastante expressivo. Agradeço a todos os militares, seus familiares, bem como aos militares de outras Unidades que estiveram aqui presentes e contribuíram com solidariedade e cidadania, em um momento tão crítico pelo qual nosso país atravessa. Parabéns a todos por mais esta importante missão cumprida”, finalizou.

PAMA-GL

blankO Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) realizou, em março, a Campanha para apoiar o Banco de Sangue da Força Aérea Brasileira (FAB). Militares da Guarnição do Galeão compareceram, voluntariamente, ao PAMA-GL para fazer a sua doação, especialmente neste período de enfrentamento à pandemia da COVID-19, quando o estoque do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) ficou mais escasso devido à redução no número de doadores.

O Diretor do PAMA-GL, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, alerta sobre esse momento tão complicado. “É sempre um prazer para o Parque do Galeão ajudar o próximo. Fico feliz por termos a oportunidade de realizar essa Campanha e agradeço às Unidades da Guarnição do Galeão pelo apoio nesse ato de solidariedade”, concluiu. Além do PAMA-GL, militares de diversas Organizações Militares do Rio de Janeiro também participaram do ato.

HAAFblank

Na semana que antecedeu a Páscoa, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), no Rio de Janeiro (RJ), também realizou Campanha para estimular a doação de sangue dos militares e civis. A ação buscou aflorar o sentimento de solidariedade, representando a ressurreição e a vida com o tema ‘Ele doou tudo de si por amor. Seja também um doador de vidas, doe sangue!’.

Com o auxílio e a divulgação da Guarnição dos Afonsos (GUARNAE-AF), o Banco de Sangue do HAAF conseguiu aumentar em 90% o número de doadores diários em relação às outras semanas do mês de março de 2021.

Além de elevar o estoque que ampara, preferencialmente, os Hospitais da FAB, ações de divulgação e incentivo à doação acabam captando novos doadores e aumentando, assim, a rede de pessoas que colaboram durante todo o ano. O Sargento Rodrigo Santiago Barbedo, do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), já é um doador ativo. “A rotina faz com que, muitas vezes, o ato de doar fique em segundo plano e esquecido, mas não podemos deixar de realizar a ação”, afirma.

blankHFASP

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) também aderiu à Campanha. Coordenada pelo Chefe da Seção de Hemoterapia, Major Médico Rafael Collet, a iniciativa envolveu 120 militares e civis doadores.

As bolsas de sangue coletadas foram destinadas para a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.

O Diretor Interino do HFASP, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, foi o primeiro a doar sangue e ressaltou a importância da iniciativa. “Como Instituição de saúde, temos um relevante papel no incentivo e na conscientização das pessoas para o valor da doação”, disse.

Atividades como essas possibilitam a captação de novos doadores, como foi o caso da Sargento Amanda França Santos Silva, do HFASP, que doou sangue pela primeira vez e falou sobre a sentimento de participar do evento. “É gratificante pensar que estamos ajudando muitas pessoas. É hora de termos empatia e cuidado com o próximo”, relatou.

BAGL

A Base Aérea do Galeão (BAGL) também realizou, no dia 06 de abril, a Campanha de Doaçblankão de Sangue, quando 60 militares e civis compareceram como voluntários. A ação teve o intuito de apoiar o Banco de Sangue da FAB e Hemocentros do Rio de Janeiro, que estão com seus estoques reduzidos.

O Comandante da BAGL, Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, após a doação, agradeceu a todos os envolvidos e voluntários que compareceram.  “A Base Aérea do Galeão, junto à Ala 11, e em parceria com o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, promoveu esta Campanha de Doação de Sangue nas instalações da Base. Espero que o objetivo final seja alcançado com sucesso, como já está sendo, para que assim possamos ajudar as pessoas que precisam tanto da vida em forma de sangue”, ressaltou

Fotos: PAMA-SP/PAMA-GL/HAAF/HFAS/BAGL

Fonte: Por PAMA-SP, PAMA-GL, HAAF, HFASP e BAGL