Militares da Força Aérea Brasileira participam de Estágio de Socorrista Tático ministrado pela PMERJ

Com o intuito de elevar a qualificação profissional de militares, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), formou a primeira turma de militares táticos da área de Saúde no 3º Estágio de Socorrista Tático (III EST).

O estágio foi ministrado pelo Grupamento Especial Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) da PMERJ no período de 27 a 31 de maio, no qual, contou com a participação de quatro militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

Participaram do estágio, o capitão Méd Rafael Tinoco Palatinic e o 1º tenente ENF Aldir da Silva Junior, pertencentes ao Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), além do 3º sargento QSCON TEF Luana Ramos da Costa e do cabo SAU João Pedro Monteiro Bezerra, ambos do efetivo do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF).

Os militares da FAB irão utilizar os conhecimentos adquiridos no Estágio para prestação de um atendimento de excelência aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

A PMERJ em detrimento a vitimização de policiais militares nos últimos 23 anos, registrou taxa de mortalidade e de lesões incompatíveis com a vida. Cerca de 3.234 policiais morreram, 14.452 ficaram gravemente feridos, totalizando 17.686 baixas.

O modelo de treinamento foi concebido a partir de um estudo desenvolvido pela PMERJ sobre a vitimização policial (dado o cenário hostil de violência que assola o país) no qual visa à especialização e à padronização das ações de atendimento pré-hospitalar aos feridos.

Esses números superam, em mortes e feridos as perdas sofridas pela Força Armadas dos Estados Unidos nas duas Grandes Guerras Mundiais do Século 20.

Diante deste cenário, vem sendo o pioneiro em treinamento de militares em ambiente de conflitos urbanos seguindo as diretrizes do Ministério da Defesa no Tactical Combat Casualty Care (TCCC), adaptado a realidade do Rio Janeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • Com informações da PMERJ e FAB


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below