Militares da Marinha do Brasil realizam o Estágio Avançado de Operações de Paz

Estágio Avançado de Operações de Paz foi realizado a bordo da Corveta Barroso, no Rio de Janeiro

Entre os dias 21 a 26 de julho, na costa do Rio de Janeiro, foi realizado a bordo da Corveta Barroso, o Estágio Avançado de Operações de Paz (EFPD). Esse exercício encerrou a preparação do contingente que irá assumir a função de navio-capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

A capacitação contou a participação do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML) e de representante da Subchefia de Operações de Paz.

Leia mais:

A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e a FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força de paz naval da ONU.

A FTM-UNIFIL, atualmente, é comandada pelo Contra-Almirante da Marinha do Brasil Eduardo Augusto Wieland e conta com um Estado-Maior multinacional e seis navios de diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia.

As tarefas da FTM contribuem para a garantia da paz e da segurança do Líbano, ao conduzirem operações de interdição de área marítima com o propósito de impedir a entrada não autorizada de armamento em território libanês.

A força de paz também contribui para o adestramento da Marinha Libanesa, possibilitando capacitá-la a realizar, independentemente, as ações relacionadas à segurança marítima de suas águas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações da SC 4, via Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, Fotos: divulgação


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below