Militares do Exército e da Marinha realizam curso de Capacitação em Segurança dos Alimentos

blank
Crédito: Ten Cel Fátima

O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) participaram no período de 16 a 20 de setembro do Curso de Capacitação em Segurança dos Alimentos no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) e na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).

O IDQBRN fora representado pela Capitão Jacqueline Roberta Soares Salgado, que discorreu sobre os temas “Terrorismo Alimentar” e “Fraudes em alimentos”, e o CTEx pela Capitão Adriana Gallotti, que ministrou palestras sobre “Boas Práticas de Água” e “PASA” (Programa de Auditoria e Segurança Alimentar).

O evento, organizado pelo Ministério da Defesa (MD), por meio da Comissão de Defesa Alimentar das Forças Armadas, reuniu instrutores militares das Forças Armadas e civis com expertises em segurança dos alimentos nas áreas de investigação de surtos, microbiologia de alimentos, segurança de alimentos em operações, controle de animais sinantrópicos, PASA e terrorismo alimentar.

O objetivo curso é de se habilitar os militares envolvidos na manipulação de alimentos do CIANB, da Marinha do Brasil (MB), e para os alunos do Curso de Intendência, da Escola de Logística, a fim de capacitá-los em segurança dos alimentos.

O desfecho do curso supracitado culminou com uma visita às cozinhas da Fragata Liberal e do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, onde os alunos puderam colocar em prática todo o aprendizado adquirido no curso, aplicando a lista de verificações previstas na MD42-R-01 – Regulamento de Segurança dos Alimentos das Forças Armadas.

  • Com informações da agência verde-oliva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here