Militares e agentes de segurança concluem EAVS 2025

Data:

Belém (PA) – Conhecimentos sobre as particularidades da floresta Amazônia e técnicas de sobrevivência na selva foram repassamos aos 112 participantes do Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) 2025, realizado no período de 12 a 18 de maio, na Área de Instrução Sargento Abrahim, no município de Nova Timboteua, nordeste do Estado do Pará.

Além de militares do Exército Brasileiro, participaram do curso integrantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Tribunal de Justiça do Pará, Polícia Civil e Polícia Penal.

Oficiais e sargentos do 2o Batalhão de Infantaria de Selva ministraram as instruções de sobrevivência na selva. Na ocasião, os estagiários aprenderam técnicas de obtenção de fogo e água, técnicas fluviais, construção de abrigos e armadilhas, ofidismo, tiro de caça, orientação diurna e noturna na mata, entre outras, que ressaltaram o espírito de corpo e a camaradagem.

Ao final do curso, os militares puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em uma noite de sobrevivência.

Fonte: Comando Militar do Norte

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias