Ministério da Defesa aproxima indústria nacional de Defesa do Reino Unido

O Segundo Diálogo da Indústria de Defesa (DID) Brasil-Reino Unido ocorreu no dia 09 de setembro, envolvendo autoridades e representantes da Base Industrial de Defesa (BID) dos dois países, teve como objetivo proporcionar novas oportunidades de negócios, identificar possibilidades de desenvolver projetos em comum, aprofundar a cooperação bilateral no setor de produtos de Defesa e atrair investimentos externos.

Na abertura do evento, na embaixada do Brasil em Londres, o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa (MD), Marcos Degaut, ressaltou que o Reino Unido é um parceiro estratégico e reforçou que é preciso avançar e aprofundar a cooperação mútua entre as duas nações no segmento.

Também durante o evento, ocorreu a assinatura da carta de intenções entre o Ministério da Defesa do Brasil e a Organização de Defesa e Segurança do Reino Unido (DSO) sobre o fomento à Economia de Defesa.

O documento foi assinado pelo SEPROD, representando o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o Enviado Especial do Comércio do Reino Unido para o Brasil e membro do Parlamento britânico, Mark Prisk.

O documento estabelece um entendimento bilateral em que as partes se comprometem a manter o diálogo das Indústrias de Defesa, que foi projetado para facilitar o intercâmbio de informações e incentivar discussões públicas e privadas; promover o comércio e o investimento em Defesa como meio para o crescimento econômico; aperfeiçoar a competitividade através da inovação e do empreendedorismo; e compartilhar melhores práticas, fomentar o intercâmbio de conhecimento e fornecer assistência em áreas-chave.

“Creio que esse passo fortalece as históricas relações entre as nações, nos aproximando e ampliando as fronteiras de cooperação”, destacou o Secretário. Ainda na abertura do evento, Degaut ressaltou como uma medida de extrema relevância a assinatura do memorando de entendimento entre o Ministério da Economia do Brasil e o Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, ocorrida em 21 de agosto passado.

O documento tem como objetivo estimular o comércio entre os dois países e apoiar o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Secretário também enfatizou que o Governo Brasileiro desenha, de maneira inédita, uma política de fomento à Base Industrial de Defesa (BID), com o objetivo de colocar todos os atores relevantes intervenientes no processo de produção, exportação e financiamentos de Produtos de Defesa, dentro de uma mesma estratégia.

O foco é eliminar gargalos e burocracias, o que torna as empresas e os produtos brasileiros mais competitivos no mercado externo.

O evento contou com a participação do Major Paulo Comunale, do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa da SEPROD, que esclareceu aspectos sobre os programas estratégicos do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, além de oportunidades de investimentos no Brasil.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Almirante Sérgio Ricardo Segóvia Barbosa, também participou do evento e falou sobre as oportunidades de investimento no Brasil.

Ainda em Londres, a partir desta terça-feira, 10, o Secretário participa da DSEI, evento de Equipamentos de Defesa e Segurança Internacional, que reunirá, até sexta-feira, 13, mais de 1,6 mil expositores e 35 mil participantes de mais de 50 países.

A ação faz parte do planejamento estratégico da SEPROD que tem, dentre outros, o eixo Econômico-Comercial, cujo objetivo é buscar novos caminhos para a resolução de questões que afetem a competitividade e sustentabilidade da indústria de defesa, observando as melhores práticas de política industrial internacionais e a necessidade da desburocratização do aparato público e da redução de custos de transações e de produção.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações da SEPROD, via Assessoria de Comunicação Social Ministério de Defesa


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below