Ministério da Defesa emite nota de esclarecimento ao portal UOL por conta de matéria mentirosa

A nota do Ministério esclarece ao portal o total de apreensões realizadas pelas Forças Armadas

blank

O Ministério da Defesa (MD) enviou nota de esclarecimento ao portal UOL, por conta de matéria mentirosa e tendenciosa que o site publicou intitulada “Após fracasso das Forças Armadas, governo Bolsonaro quer PM nas florestas“, a fim de denegrir os resultados positivos obtidos pelas Forças Armadas durante as ações na Operação Verde Brasil 2.

A nota do MD esclarece ao portal que durante a operação fora apreendido pelas Forças, 506.136 m³ de madeira, 2.131 embarcações, 751 kg de drogas e 990 veículos diversos e tratores.

Segundo o governo, foram realizadas 105.135 inspeções, patrulhas navais e terrestres, e 16.435 focos de incêndios combatidos. Ao todo, foram emitidos 335 autos de prisão em flagrante, com aplicação de 5.480 multas, totalizando R$ 3,35 bilhões.

“Ao analisar os alertas registrados mês a mês, de maio de 2020 a abril 2021, datas de início e fim da Operação Verde Brasil 2, chega-se à conclusão de que a maioria dos meses apresentou decréscimo do desmatamento observado no período anterior”, declarou o ministério.

“A redução acumulada é de 1.444 km2, uma área quase 14 vezes superior à região da cidade de Paris ou Lisboa, 1.6 vezes a cidade de Berlim, comparável ao tamanho da cidade de Londres ou São Paulo, e ligeiramente superior ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro”, complementou.