Ministério da Defesa Indiano aprova aquisição de mais dez aeronaves Boeing P-8I Neptune

Em meados de junho de 2019, o Ministério da Defesa Indiano (MoD) aprovou à aquisição de mais dez aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8I Neptune para uso com o Bharatiya Nau Sena (Marinha Indiana).

A aeronave será comprada diretamente da Boeing, enquanto as armas, radares e equipamentos relacionados do Neptune serão adquiridos por meio do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos EUA. Os custos totais são estimados em US $ 3 bilhões.

A aprovação pelo MoD será seguida por uma ‘aceitação de necessidade’ (AoN), que será concedido pelo Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) do Ministério da Defesa, chefiado pelo ministro da Defesa, Rajnath Singh, nas próximas semanas.

Isso marca o início oficial do processo de aquisição. Espera-se que um contrato seja assinado em 2020 e assim a primeira aeronave poderá ser entregue à Índia até 2023.

O primeiro esquadrão de P-8I da Marinha indiana foi entregue a Base Aérea Naval de Arakkonam (INS Rajali, Tamil Nadu) em novembro de 2015 como INAS312A ‘Albatross’. Com a retirada de servilo dos Tu-142MK-E em março de 2017, a unidade de P-8I Neptune assumiu o códinome INAS312.

Em 2016, a Índia fez um pedido subsequente de US $ 1,1 bilhão para mais quatro P-8I com entregas previstas para 2021 e 2022. Quando o contrato adicional para mais dez P-8I Neptunes for assinado, o número total de aeronaves será de 22 na Marinha Indiana.

  • Com informações do site Scramble Magazine
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below