Ministério da Defesa realiza 6° Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul

Evento contará com a participação de especialistas internacionais e autoridades

blank
Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no 5º Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul, em 2019 (Fotos: Tereza Sobreira/Ascom)

Durante os dias 9 e 10 de novembro, autoridades de alto escalão do governo e especialistas, nacionais e estrangeiros, em Segurança e Defesa marcarão presença no 6° Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul.

Esta edição do evento idealizado pelo Instituto Pandiá Calógeras (IPC), do Ministério da Defesa, acontecerá em formato virtual. O Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, será o orador principal do evento.

Os Ministros da Defesa e das Relações Exteriores, Fernando Azevedo e Embaixador Ernesto Araújo, irão abrir a cerimônia online. Junto a eles estarão o Embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio e a Embaixadora Mara Marinaki, Conselheira para as questões de gênero Serviço Europeu de Ação Externa.

O Simpósio busca fortalecer o diálogo e o equilíbrio internacional entre Europa e América do Sul, com foco em possibilidades de cooperação mútua na defesa dessas regiões. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 7 de novembro pelo link disponível no site do Instituto Pandiá.

Debates sobre cooperação em segurança e paz

Para falar sobre os “Cenários geopolíticos para a próxima década e seus impactos sobre a Defesa”, foram convidados o Prof. Dr. Sven Biscop, do Instituto Real de Relações Internacionais, também conhecido como Instituto Egmont, em Bruxelas (Bélgica); o Prof. Dr. Cristián Garay, da Universidade de Santiago do Chile e o Prof. Dr. Eduardo Viola, da Universidade de Brasília e Universidade de São Paulo. A representante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio, Monique Sochaczewski, será a moderadora desse primeiro painel.

blankNo segundo dia de evento, liderando o painel sobre “Cooperação para a Segurança do Atlântico Sul” estará o Contra-Almirante Hervé Hamelin, do Ministério das Forças Armadas da França; o Prof. Dr. Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Camara, da Universidade de Brasília e o Ministro Adriano Silva Pucci, Diretor do Departamento de Nações Unidas, do Ministério das Relações Exteriores no Brasil. A moderação será feita pelo Ministro Marcelo Câmara, Diretor do Departamento de Defesa – Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Finalizado o quadro de palestras, estarão a Dra. Nina Wilén, Diretora de pesquisa do Instituto Egmont e a Capitão de Fragata Márcia Andrade Braga, da Marinha do Brasil.

As duas irão discutir sobre os “20 anos da Resolução 1325 do CSNU sobre Mulheres, Paz e Segurança”, sob moderação da Embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes – da Missão Permanente do Brasil em Genebra (Delbrasgen).

O evento é uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Delegação da União Europeia no Brasil, a Embaixada do Reino da Bélgica, a Embaixada da República Francesa, a Fundação Alexandre de Gusmão, a Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e o Instituto Real de Relações Internacionais Egmont (Bélgica).

Confira a programação:

9 de novembro

  • 09h às 9h30 – Abertura
  • 09h30 às 09h45 – Orador principal, Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão
  • 09h45 às 10h45 – Painel 1 – Cenários geopolíticos para a próxima década e seus impactos  sobre a Defesa

10 de novembro

  • 09h às 09h20 – Abertura
  • 09h45 às 10h45 – Painel 2 – Cooperação para a Segurança do Atlântico Sul – O caso do Golfo da Guiné e das Zopacas
  • 10h20 às 11h20 – Painel 3 – 20 anos da Resolução 1325 do CSNU sobre Mulheres, Paz e Segurança
  • 11h20 às 11h40 – Encerramento
  • Por Viviane Oliviera, Ascom MD