Ministro da Defesa assina acordo de implementação do Sistema Laura no HFA

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, participou nesta quinta-feira (26) da Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação para Implementação do Sistema Laura.

O documento é uma parceria entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Instituto Laura Fressato.

Utilizado por vários hospitais pelo Brasil, o Sistema Laura está sendo implementado no Hospital das Forças Armadas (HFA).  Inovação brasileira, o robô Laura é o primeiro sistema no mundo a ser utilizado para gerenciamento de riscos na área da saúde.

Foi criado pelo analista de sistemas Jackson Luís Fressato, presidente do Instituto que leva o nome de sua filha. Laura morreu aos 18 dias de vida, com 400 gramas, por falência múltipla de órgãos. “A Laura só nasceu por causa da ciência, no sistema público de saúde. Inovação não precisa só de recurso, precisa de coragem”, destacou Fressato.

O sistema tem capacidade de diagnosticar a infecção hospitalar por meio de tecnologia cognitiva. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, parabenizou o projeto e enfatizou a importância do uso da inteligência artificial de forma social.

“Em momentos de dificuldade é onde surgem grandes ideias. O projeto Laura surgiu de um momento difícil do Jackson. É importante ressaltar essa solidariedade”.

O diretor da RNP, Nelson Simões, ressaltou a honra da instituição em participar de um projeto tão importante para a saúde. “A possibilidade de utilizar inteligência artificial aplicada à assistência, educação, pesquisa tem enorme capacidade de transformar o dia a dia dos gestores de saúde”, disse ele.

O evento contou ainda com a participação do Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas (HFA), General Rui Yutaka Matsuda, que ressaltou que é um grande orgulho participar desse projeto capaz de ajudar a sociedade como um todo.

  • Por Mariana Alvarenga, Fotos: Raphael Max, Via Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do Ministério da Defesa (MD)


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail