Ministro da Defesa Japonês visita Okinawa para conversar sobre bases dos EUA na região

blank

O ministro da Defesa do Japão, Takeshi Iwaya, visitou a província de Okinawa, no sul do Japão, para conversar com o governador Denny Tamaki. O motivo da visita foi esclarecer a posição do governo japonês de transferir a base militar americana de Futenma para a região de Henoko.

A manobra de Tóquio é vista com desconfiança pelos cidadãos de Okinawa, que pedem pela saída dos americanos da região. O ministro da Defesa, contudo, não demonstrou intenção de mudar de ideia e o motivo da visita foi o de tentar fazer o governo de Okinawa entender a posição adotada por Tóquio.

Leia mais: 

Do lado do governo de Okinawa, Tamaki tomou uma postura menos agressiva e se contentou a formalizar algumas concessões com o ministro da Defesa. Uma das garantias conseguidas na reunião foi o de encerrar mais cedo os voos de aeronaves americanas ocorridos na região perto de Futenma.

Tamaki até citou as obras da base de Henoko, mas não se prolongou muito nas críticas. Ele preferiu ressaltar o recente caso da queda de uma peça de um helicóptero americano em uma escola da região.

A ocorrência foi registrada no dia 4 de junho na cidade de Urasoe. O ministro Iwaya disse que o ocorrido é “algo que não pode acontecer” e prometeu conversar com o exército americano para que as peças defeituosas sejam substituídas o mais rápido possível.

Fonte: TV Asahi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here